in ,

Documentário revela o impacto das mudanças climáticas na vida dos brasileiros

Por mais assustador que seja, ainda existem pessoas que não acreditam no aquecimento global. Talvez porque temos a falsa impressão que tudo está muito distante de nós. Das nossas mesas, em nossos escritórios com ar condicionado, a geleira no pólo norte parece insignificante.

Acontece que o Brasil já vive os impactos das mudanças climáticas. Não é balela. É real e está acontecendo a todo momento, em todo nosso território. Investigando este cenário e coletando depoimentos de quem teve a vida avassalada por alterações do clima, nasceu o documentário “O amanhã é hoje – O drama de brasileiros impactados pelas mudanças climáticas”.

Trailer

 

Os Personagens

Contando a história de 6 brasileiros – uma artesã, um comerciante, uma chefe da brigada de incêndio, um produtor de ostras e uma microempresária -, de diferentes Estados do Brasil, e ouvindo especialistas de diversos centros de referência no assunto, “O amanha é hoje” nos alerta para a urgência de medidas que freiem as mudanças climáticas dando rosto para quem já sentiu na pele seus impactos. Mais do que pensar globalmente, o documentário propõe a reflexão de olharmos localmente, para nossa sociedade, economia e cultura, ou seja, pensar sobre como as comunidades, a agricultura e a floresta já estão sofrendo.

 

Segundo a Embrapa, a agricultura brasileira pode perder até U$ 7,4 bilhões até 2020. O dobro até 2070. Não é pouco. Além do agronegócio, existe toda a sua cadeia. Apesar de depoimentos fortes e números estratosféricos, “O amanhã é hoje – drama dos brasileiros impactados pelas mudanças climáticas” não é apocalíptico. Ele é alarmante. O recado está no título: ou agimos rapidamente ou este drama não terá final feliz.

Report

What do you think?

82 points
Upvote Downvote
Participant

Written by Jessica Panazzolo

Jornalismo, marketing, comunicação e facilitação. Fã de séries, gatos, artes plásticas e desenvolvimento humano.

Years Of Membership

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *