Documentário revela o impacto das mudanças climáticas na vida dos brasileiros

Por mais assustador que seja, ainda existem pessoas que não acreditam no aquecimento global. Talvez porque temos a falsa impressão que tudo está muito distante de nós. Das nossas mesas, em nossos escritórios com ar condicionado, a geleira no pólo norte parece insignificante.

Acontece que o Brasil já vive os impactos das mudanças climáticas. Não é balela. É real e está acontecendo a todo momento, em todo nosso território. Investigando este cenário e coletando depoimentos de quem teve a vida avassalada por alterações do clima, nasceu o documentário “O amanhã é hoje – O drama de brasileiros impactados pelas mudanças climáticas”.

Trailer

 

Os Personagens

Contando a história de 6 brasileiros – uma artesã, um comerciante, uma chefe da brigada de incêndio, um produtor de ostras e uma microempresária -, de diferentes Estados do Brasil, e ouvindo especialistas de diversos centros de referência no assunto, “O amanha é hoje” nos alerta para a urgência de medidas que freiem as mudanças climáticas dando rosto para quem já sentiu na pele seus impactos. Mais do que pensar globalmente, o documentário propõe a reflexão de olharmos localmente, para nossa sociedade, economia e cultura, ou seja, pensar sobre como as comunidades, a agricultura e a floresta já estão sofrendo.

tatiana 1 patricia 1 Maria Jose 1 gilberto 1 leonardo 1 celiana 1

 

Segundo a Embrapa, a agricultura brasileira pode perder até U$ 7,4 bilhões até 2020. O dobro até 2070. Não é pouco. Além do agronegócio, existe toda a sua cadeia. Apesar de depoimentos fortes e números estratosféricos, “O amanhã é hoje – drama dos brasileiros impactados pelas mudanças climáticas” não é apocalíptico. Ele é alarmante. O recado está no título: ou agimos rapidamente ou este drama não terá final feliz.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More