Depois de muitos adiamentos, o WordPress lançou ontem oficialmente o WordPress 5.0. A grande novidade fica por conta do novo editor, o Gutenberg. Por aqui, já estamos usando há algum tempo e estamos nos adaptando bem.
O Gutenberg funciona por blocos. Cada vez que você muda de linha, você tem um cardápio bem extenso de qual bloco vai querer usar: texto, video, imagem, galeria, embed, etc. E mesmo depois de tudo pronto, dá para alterar a ordem desses blocos apenas arrastando.
Na verdade, apesar de ser chamado de editor de postagem, o Gutenberg é mais um criador de páginas. Isso tem o lado bom, pela versatilidade, mas também tem o lado ruim porque acaba perdendo em simplicidade. Para quem escreve, nada mais prazeroso do que um editor como o do Medium que é extremamente fácil, minimalista e intuitivo. Mas para o universo do WordPress, é um avanço grande sem dúvida.
Aproveito para convidar a todos que quiserem escrever seus posts com a gente para se registrarem no site e enviarem seus posts, usando o novo Gutenberg. Os posts ficam sujeitos a avaliação (claro), mas costumam ser publicados em poucos minutos.