“I Amsterdam” é desativado por ser… popular demais!

Na maioria das vezes, tudo o que uma marca, cidade (e pessoas, cada vez mais) quer, é ser popular, chamando a atenção da melhor maneira possível. Mas nem sempre isso funciona.  Foi exatamente pelo seu sucesso que o “I Amsterdam”, um dos letreiros e pontos turísticos mais famosos da Europa, foi desativado na última semana.

Se você já passou pela capital holandesa, é impossível não ter se deparado com ele. Bem no centro da cidade, na famosa “Praça dos Museus”, ele trazia letras de dois metros de altura e mais de 20 de largura total, formando a frase que o batizou. Há 10 anos lá, ele tornou-se foto obrigatória de quem visitava a cidade, o que gerou incômodo da bancada política tradicional por lá, bem como de boa parte dos moradores.

Femke Roosma, líder do partido ambientalista Groenlinks, foi a principal responsável pelo projeto que decretou a retirada. Segundo ela, “a mensagem do ‘I Amsterdam’ é que somos todos indivíduos na cidade. Queremos mostrar algo diferente: diversidade, tolerância e solidariedade. Esse slogan reduz a cidade a um simples pano de fundo para uma ação de marketing”.

Nas reclamações gerais, destaca-se a de que outros pontos de grande valor turístico e cultural eram deixados de lado, uma vez que a grande concentração de pessoas ficava na praça em volta das letras, e que isso trazia impactos consideráveis para a qualidade de vida dos moradores. Entre eles, de que bares e restaurantes, antes frequentados pelos locais, ficaram inacessíveis; e que o crescimento da busca por hospedagens concentradas no perímetro, especialmente com ofertas de Airbnb e outras semelhantes, encareciam absurdamente o custo de vida para os habitantes da cidade, obrigando que eles migrassem para áreas suburbanas. Mesmo assim, um abaixo-assinado reuniu mais de 11 mil assinaturas contra sua remoção e uma pesquisa com moradores indicou que 66% deles achava a retirada uma má ideia.

A partir de agora, o “I Amsterdam” passará a ser itinerante, instalado e desinstalado em diferentes pontos da cidade de acordo com demandas específicas e a vontade de seus administradores – ligados ao marketing de turismo da cidade –, sempre informadas no site do projeto. Uma réplica fiel está há tempos também no aeroporto Schiphol.

O ponto atraía mais de 6 mil selfies diariamente e já tinha sido marcada com a hashtag #Iamsterdam mais de 1,3 milhão de vezes no Instagram. Como o ser humano é incrível, no dia seguinte ao fim da remoção, um grupo desconhecido colocou um letreiro laranja com a expressão “HUH” (algo como “ahn?”) no local – que, obviamente, durou menos de um dia, mas o bastante para virar alvo de fotos divertidas.

HuhAmsterdamUoD

Dores do crescimento… :)

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (4)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More