YouTube Rewind virou propaganda?

Eu pergunto e eu mesmo respondo: ô!

Claro, sempre foi. Mas tá mais. Muito mais. E deu ruim.

Se tem uma coisa que me irrita (e muita gente também como vou te mostrar já já) é quando algum movimento surge espontâneamente – de pessoas normais em ruas normais – e depois são descaradamente sequetrados e transformados em propaganda.

Principalmente quando acontece aquele efeito de plastificação que fica na cara que é propaganda. Ua dó, porque certamente haveriam formams mais inteligentes das marcas conviverem com essas viralizações, mas ela continuam achando, prepotentemente, que conseguem simular algo parecido.

Enfim, parece que foi exatamente isso o que aconteceu com o Youtube no começo deste mês, quando recebeu duras críticas na sua famosa compilação de final de ano, o “youtube Rewind”, que era ótimo e agora nessa era de “youtubers e influencers’ acabou virando uma propaganda chata da plataforma.

Rewind 2018

Dá uma olhada nesse gráfico:

Era amado, agora odiado

O bom disso é ver que as pessoas estão (1) percebendo esse sequestro das marcas e (2) rejeitando. Propaganda tem que ser mais que isso, não podemos nos transformar nos destruidores oficiais de movimentos legais por aí.

Default image
Wagner Brenner

One comment

  1. Ele sempre foi e sempre lidamos bem com isso ( 2011? quê?). Mas eu realmente acho que o youtube perdeu a mão, a ideia do campamento foi um flop pra mim.

Leave a Reply

Ad Blocker Detected!

Refresh