in ,

Você sabe quais são as histórias infantis mais contadas às crianças?

Folio Images +46 8 720 56 00 info@folio.se

Desde o nascimento, a saída de maternidade escolhida, as primeiras palavras até a fase que começa a entender melhor as coisas que o cercam, são diversos momentos que o bebê passa durante o seu desenvolvimento e as histórias infantis também fazem parte disso.

“Mamãe, papai, conta uma história?” Essa pergunta com certeza já foi feita por você quando era menor ou por alguma criança que você conhece, não é verdade?

Contar histórias infantis para os filhos, netos, primos ou sobrinhos faz parte da nossa cultura e a maioria dos pequenos adora!

Além disso, essas obras costumam ensinar sobre situações do cotidiano e são ótimas para entretê-los. Mas afinal, você sabe quais são as histórias infantis mais contadas às crianças? Descubra neste artigo e tenha uma boa leitura!

Pinóquio

A primeira história é um clássico, passada de gerações em gerações. Quem nunca ouviu a história do Pinóquio, boneco de madeira que toda vez que mentia ou tentava enganar alguém, o nariz dele crescia?

Essa obra é maravilhosa, pois leva a criança a refletir sobre como é errado mentir, enganar outra pessoa e magoar quem amamos, além do mais, qual mãe ou pai que nunca disse “se você estiver mentindo, seu nariz vai crescer igual do Pinóquio”.

O Pequeno Príncipe

Essa aqui agrada não só os pequenos, mas os adultos também. O Pequeno Príncipe é uma obra fascinante e aborda questões relacionadas ao amor, a perda da inocência e sobre dar valor às coisas simples da vida.

Os Três Porquinhos

Para aquelas crianças que gostam de aventura e de entrar em um mundo de fantasia, Os Três Porquinhos é uma ótima história para se contar.

A obra é cheia de lições também, pois mostra como três porquinhos batalham para conseguir o que querem e como o lobo mau se empenha para destruir tudo que eles têm, ou seja, mostra a questão da dedicação e das adversidades/imprevistos da vida.

A Lebre e a Tartaruga

Outra obra que é bastante contada às crianças é a Lebre e a Tartaruga que apresenta a história de uma lebre veloz, ágil e que vivia caçoando de uma tartaruga pelo seu jeito de ser, lento, devagar, quase parando.

Até que certo dia, elas resolveram apostar uma corrida e a lebre, sempre rápida, estava confiante que ia ganhar, já na largada saiu em disparada e após perceber que estava distante da tartaruga, resolveu descansar.

Nesse tempo de descanso, a lenta e devagar tartaruga vinha com seus passos firmes, sem desistir mesmo sabendo que não era tão veloz quanto a lebre.

E o que aconteceu? No final, a tartaruga venceu a corrida e isso mostra a importância da persistência, do foco e de fazer as coisas com calma, pois nem tudo é “para ontem”. Além disso, aborda a questão do desprezo da lebre por não acreditar na tartaruga, sendo que ela ganhou sem mudar seu jeito, de acordo com a velocidade dela.

Chapeuzinho Vermelho

Essa obra é mais do que conhecida pelas crianças, não é verdade? Essa história pode ensinar às crianças que é preciso obedecer os pais e não confiar/dar informações a estranhos.

O Patinho Feio

Para encerrar, o Patinho Feio. Essa história é emocionante, pois o patinho não se encaixava em nenhum padrão, era considerado desengonçado e feio. Porém, mostra que fazer esses julgamentos é errado e que devemos respeitar as diferenças, pois a realidade é vista pelo ângulo de cada um, o que pode ser feio para mim, pode não ser para você e vice-versa.

Reportar

Gostou do post?

82 points
Upvote Downvote
Updater

Escrito por Bruno Guerra

Anos de UoD

Comentários

Carregando…

0