Silence, a pulseira que permite surdos percebam o choro de seus filhos

As famosas babás eletrônicas, colocadas no quarto dos bebês e dos pais para que os adultos saibam quando eles estão chorando, já existem no mercado há bastante tempo. Mas você já parou pra pensar como fica essa situação no caso dos pais que têm deficiência auditiva? 

Foi pensando nisso que um grupo de alunos de design do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo, desenvolveu o projeto que eles chamaram de Silence.

pulseira silence 5


A ideia consiste em uma pulseira que permite que pais surdos percebam o choro de seus filhos à distância. Na verdade, são duas pulseiras, claro: uma para o filho e outra para o pai. A tecnologia funciona assim: a pulseira que fica com a criança é munida de um microfone capaz de captar a frequência exata do choro do bebê e, assim, enviar um sinal para a outra pulseira, que está com pai, fazendo com que a mesma vibre. 

A pulseira infantil conta também com um rastreador GPS que transmite a localização da criança para um visor presente na pulseira do adulto, facilitando em situações clássicas do dia a dia como quando as crianças se perdem no shopping ou no supermercado, por exemplo.

Se já é difícil pedir ajuda e encontrá-la normalmente, imagine achar alguém que entenda libras e, aí sim, possa ajudar na busca.

Completam a lista de funcionalidades da Silence uma bateria de alta durabilidade, sistema de pareamento por bluetooth com múltiplas conexões e reconhecimento e identificação do nível do choro do bebê. 

O sistema garante ainda que o microfone instalado no acessório interprete as diferentes frequências sonoras que recebe, identificando assim o que é mesmo um choro de bebê e o que são outros barulhos, como um alarme de carro disparando do outro lado da rua, por exemplo. 

O projeto foi apresentado como trabalho de conclusão de curso dos alunos Artur Guiguer, Luiz Henrique Ferreira, Carlos Peres e Mateus Cherem – o grupo, agora, está em fase de negociação com investidores para que as pulseiras sejam efetivamente produzidas e possam ser comercializadas. Já há uma estimativa de preço: 40 dólares o conjunto com as duas unidades, mais ou menos 160 reais. 

Saiba mais: https://www.projetosilence.com/

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More