in , ,

A biblioteca de mídia da NASA aberta ao público

A NASA anunciou que toda sua biblioteca de mídia, isto é, imagens, sons e vídeos, está aberta ao público. E a notícia é ainda melhor: além de poderem ser pesquisados online, os mais de 140 mil arquivos estão disponíveis para visualização e também para download. AQUI.

Looming Saturn

No site oficial, basta digitar o termo que você deseja pesquisar e navegar livremente pelo extenso banco de dados do espaço sideral, escolhendo ainda se deseja ver imagens, vídeos ou áudios. Para além das fotos de “paisagens”, há ainda registros de astronautas, lançamento de foguetes e eventos na NASA entre outras descobertas.

Na busca, é possível ainda restringir os resultados por ano, escolhendo um período específico a ser pesquisado.

MGS Mars Orbiter Camera: 10 Years In Space



Quase todas as imagens do banco da NASA vêm ainda com dados EXIF – Exchangeable image file format, ou formato de arquivo de imagem intercambiável – o que auxilia tanto profissionais da fotografia quanto amadores a manterem seus arquivos acessíveis, oferecendo ainda uma série de informações adicionais sobre as imagens. Entre as informações dos dados EXIF está, por exemplo, a data específica em que a foto foi tirada, com precisão de dia, hora e até segundos. Para os mais entusiastas do ramo, é possível ter acesso ainda a detalhes como característica da lente, abertura do diafragma, velocidade do obturador, ausência ou presença de flash entre outros.

É bacana reforçar que toda essa vasta biblioteca de mídia está disponível para qualquer pessoa, gratuitamente e sem regras de direitos autorais, ou seja, dá pra usar as fotos para basicamente qualquer finalidade. 

Reportar

Gostou do post?

83 points
Upvote Downvote
Hero

Escrito por Gustavo Giglio

Updater, sócio do UoD, diretor de marketing/novos negócios.

100 Posts Mr. Postman!1000 Posts NinjaContent AuthorStory Maker

Comentários

Leave a Reply

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0