in

Histórias em quadrinhos de 2 mil anos atrás encontradas na Jordânia

Não se tratam dos registros de histórias em quadrinhos mais antigos do mundo, pois estes pertencem aos egípcios, mas as imagens e escritos encontrados recentemente em um túmulo na Jordânia datam de dois mil anos atrás.

São cerca de 260 desenhos, feitos de forma ordenada e que trazem inclusive balões de fala logo acima dos “personagens”, algo muito parecido com os quadrinhos. 

O enredo dos tais quadrinhos narra a história da formação da cidade das Capitolias. Entre os personagens estão divindades que provam ofertas recebidas por humanos e trabalhadores comuns que estão lidando com a terra e colhendo frutos. Deuses e seres humanos se encontram por diversas vezes nas imagens – em um dos registros, por exemplo, os homens recebem ajuda divina para derrubar árvores. O que, para nós, não faz muito sentido.

Os painéis mostram ainda o trabalho pesado de pedreiros, cortadores de pedra e carregadores. Em alguns dos momentos mais curiosos, alguns desses trabalhadores sofrem acidentes e exclamam frases como: “Ai de mim!”

Entre as criaturas divinas que aparecem na história está Nilo e o universo do mar, com direito às figuras das ninfas e animais aquáticos. Signos do zodíaco e planetas completam o quadro. 



O túmulo onde os registros foram feitos se encontra na Jordânia, no Oriente Médio, território que anteriormente era conhecido como a antiga cidade das Capitolias, fundada no final do primeiro século. Ela fazia parte da Decápolis, um conjunto de cidades influenciadas pelas culturas gregas e romanas, que abrange toda a região que hoje corresponde à Jordânia e à Síria.

Reportar

Gostou do post?

82 points
Upvote Downvote
Hero

Escrito por Gustavo Giglio

Updater, sócio do UoD, diretor de marketing/novos negócios.

100 Posts Mr. Postman!1000 Posts NinjaContent AuthorStory Maker

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0