A nova (e de novo pouco criativa) marca do Governo Federal

Não importa se é de direita ou de esquerda, conservador ou liberal, eleito ou reeleito. Ao menos nos últimos 20 anos, uma das marcas registradas do Governo Federal, independente de seu comandante, é a baixa criatividade na hora de definir seu slogan. Alguns logotipos até chamam certa atenção, como veremos abaixo, mas o padrão criativo também costuma ficar bem abaixo de qualquer bom trabalho que as agências especializadas do mercado costumam entregar para seus clientes.

Nesta semana foi apresentada a comunicação (logo e slogan) que representará os próximos quatro anos do governo de Jair Bolsonaro. Na imagem, parte da bandeira brasileira aparece como um nascer do Sol, cortada por uma faixa branca. A assinatura copia o último verso do Hino Nacional: “Pátria amada Brasil”. O trabalho é assinado corporativamente pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República).

UoDMarcaGovernoFederal2018
A nova identidade do Governo Federal, desenvolvida pela Secom


Como dito antes, porém, não é exclusividade do novo governo o simplismo ou falta de esmero para a criação da assinatura de toda a comunicação governamental. Após assumir o poder, Michel Temer adotou “Ordem e Progresso”, igual à mensagem já presente em nossa bandeira, como slogan. Dilma Rousseff teve dois: “País rico é País sem pobreza” em seu primeiro mandato – este assinado pelo publicitário João Santana; e “Brasil, pátria educadora”, para o segundo mandato – o qual talvez seja o menos pior, apesar de nada demais.

Lula usou o mesmo pelos oito anos de mandato: “Brasil, um País de todos”. Implantado em 2002, o slogan substituiu “Trabalhando por todo o Brasil”, adotado por Fernando Henrique Cardoso em 1998 – e definido, por decreto, como obrigatório em todas as comunicações oficiais do Governo a partir de 2000.

UoDMarcasGovernoFederal2018
Logo e slogans dos governos FHC, Lula, Dilma e Temer

Apresentação

Uma das táticas de apresentação da nova marca foi usar apenas as redes sociais, sem compra de mídia ou grandes movimentos. Nelas, os canais oficiais do Governo, bem como os do próprio Jair Bolsonaro, publicaram um filme de 30 segundos com algumas mensagens, principalmente usadas durante sua campanha, e finalizada com a nova identidade visual e assinatura. Dá para assistir aqui, abaixo, a título de curiosidade.

Claro que é talvez a menor das prioridades de um governo. Mas presidente, vamos combinar: tem que melhorar essa estética aí, tá oquêi?

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (4)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More