And the winners are…

Aqui no CES, no Keynote de abertura da LG, um dos fundadores da Singularity University, Peter Diamandis, foi convidado para falar sobre as tecnologias exponenciais – especialidade da organização que esta sediada perto da minha casa, no campus da NASA do Vale do Silício.

Ele citou a evolução e a completa modificação que as industrias de Saúde, Educação e Varejo devem sofrer com a queda nos preços de componentes eletrônicos e avanço de Inteligência Artificial. Se somarmos as declarações dele às da CEO da IBM, Ginni Rometty, que acredita que 100% das profissões devem ser modificadas, graças a essa mesma combinação, não reconheceremos o mundo em 2025, o próximo milestone dos disruptores.

Essas tendências são percebidas nos vencedores das premiações dadas as melhores startups e produtos mais criativos de CES.

Deixando de lado a polêmica sobre o vibrador feminino que foi retirado da concorrência pela organização do evento, algumas das novidades são:

Atendendo as necessidades da população que esta envelhecendo com poder aquisitivo alto e saúde boa (um novo e interessantíssimo público consumidor está surgindo aí) está sendo lançada a cadeira de massagem que evita trombose, o sapato que avisa os cuidadores se a pessoa caiu, as cadeiras de roda moderníssimas que devolvem acessibilidade, o jogo de xadrez que treina várias funções cognitivas.

Para outros públicos vi a meia de bebê que envia para o aplicativo dos pais a temperatura e batimentos cardíacos,  as garrafas de água que limpam germes (imagina isso na África e locais que não ha saneamento básico), o espelho que tem 50 funções diferentes entre personal stylist e personal trainer e o celular com as mesmas funcionalidades corporativas de um laptop, que projeta o teclado em qualquer superfície e facilitará a vida de quem apresenta projetos em clientes ou trabalha em co-working spaces.

WHILL autonomous drive 3
Whill Autonomous Drive: cadeira de roda super moderna. (foto: Natasha de Caiado Castro)
LARQ 2 1
LARQ: garrafa de água inteligente que limpa os germes. (foto: Natasha de Caiado Castro)

Outros gadgets interessantes são a privada inteligente que adapta a quantidade de água aos “dejetos” que recebe, o pote de ração inteligente que se abastece automaticamente, um aplicativo de pontos turísticos e melhores rotas para quem gosta de correr em viagens de negócio, o device de ouvido que parece uma aparelho de surdez e faz tradução simultânea utilizando 5 plataformas diferentes, entre elas o Google Translate. Um equipamento de impressora 3D que produz 100% das partes de aparelhos de surdez, a maçaneta que controla entrada de ar baseada na qualidade do ar interno do ambiente e a cinta que mostra batimentos cardíacos dos bebes em gravidas, além de vários outros lançamentos que também estão expostos, mas tem um que me chamou muito atenção…

waverly labs
Waverly Labs: device de ouvido que faz tradução simultânea. (foto: Natasha de Caiado Castro)
Owlet Baby Care 4
Owlet Baby Care: cinta mede os batimentos cardíacos do bebê dentro da barriga da mãe. (foto: Natasha de Caiado Castro)

… uma lata de lixo da Vesper que tem 3 microfones acoplados que captam o comendo “open can” (abra lata) para jogar o lixo.

open can
Lata de lixo da Vesper que reconhece o comando “open can”

A pergunta que não se cala… como consegui viver sem este até hoje?

Ainda somente o segundo dia de evento… there’s more to come!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More