A falácia da janela quebrada

A falácia da janela quebrada é assim:

“Sabe como a gente resolve o problema do desemprego? Fácil. Coloca metade das pessoas quebrando janelas por aí e a outra metade trabalhando na fábrica de vidro”

Pronto. Resolveu.

Claro que é uma situação simplista, só para ilustrar o raciocínio.

E é falaciosa (falha) porque, apesar de 100% das pessoas ficarem felizes da vida por estarem empregadas, vai ser por pouco tempo. Isso porque nada estea sendo gerado, justamente porque metade das pessoas está destruíndo o que a outra metade está construíndo.

Ou seja, no final das contas, não sobra nada. Só suor. Vira terapia ocupacional de grupo.

Pior: esse pessoal todo tem a ilusão de que a vida está melhorando já que agora eles estão empregado, recebendo salários, tudo certinho. Mas no médio e longo prazo a vaca vai pro brejo porque não é uma dinâmica sustentável.

Serve também para gente refletir, como pessoa física, sobre essa importante diferença entre o (1) estar ocupado e o (2) estar produtivo.

Hoje, depois de mais de uma década trabalhando por conta própria, ainda lembro do tempo em que eu era funcionário e o quanto eu confundia essas duas coisas. Muita gente chega em casa exausto no fim do dia e tem a impressão que trabalhou pra caramba, aquela sensação de dever cumprido. Mas o critério não deveria ser o tempo empenhado, mas sim o que você fez, de fato, com ele. Você pode fazer 5 reuniões por dia e não necessariamente isso significa produtividade. Isso vale para autônomos e funcionários, porque diz respeito às nossas vidas e nossa evolução pessoal e profissional.

A piada do trator

Para terminar, vale lembrar daquela piada antiga, do cara que estava tentando vender um primeiro trator para o dono de uma empresa de escavação. O sujeito argumentava que não iria comprar nunca uma única máquina capaz de fazer o mesmo que 50 homens com pás. O problema do desemprego já é bastante sério pra ele piorar as coisas ainda mais.

Foi a deixa para o vendedor retrucar:

“Sendo assim, o senhor não estaria interessado em comprar um milhão de colheres?”

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More