As bruxas da atualidade

A fotógrafa Katarzyna Majak é a responsável pela série “Women of Power”, composta por 29 retratos expressivos e algumas entrevistas com feiticeiras e curandeiras da Polônia.

Katarzyna nasceu no país, que é cristão em sua grande maioria, mas se interessa por espiritualidades ancestrais e tudo o que diz respeito aos povos antigos – questões que ficaram, de certa forma, abandonadas por conta da ascensão do cristianismo, introduzido há séculos. 

As mulheres que acabaram ilustrando a série apareceram por acaso para a fotógrafa durante sua jornada por sua terra natal – são líderes comunitárias, sacerdotisas e pesquisadoras de tradições passadas que viajam o mundo estudando o assunto. Além da espiritualidade, a força é outro traço muito presente na personalidade dessas mulheres, que têm entre 30 e 80 anos.

WOP 2


Chamadas de “bruxas modernas”, elas estudam temas como o sentido da vida, o sagrado no dia a dia, o poder das ervas, técnicas fitoterápicas entre outros.

Palestras, círculos femininos e leituras de tarô são algumas das atividades que as mulheres praticam, além disso, algumas são “whisperers”, isto é, misturam religião com superstições primitivas para curar e remover feitiços por meio de orações. 

WOP 3

O projeto vai evoluir e virar um livro, com previsão de lançamento em polonês neste ano e em inglês no próximo. Mais informações podem ser encontradas no site “Women of Power”, que traz ainda um link para contribuições financeiras. Criada há três anos, a versão preliminar do livro necessita de atualizações, como refazer entrevistas, terminar o dicionário de termos pagãos e remunerar as demais pessoas envolvidas no trabalho, daí a necessidade de mais recursos. Ele será publicado por uma pequena editora independente com recursos de crowdfunding.

WOP 4
WOP 5
WOP 6
WOP 7
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More