Outros super-heróis africanos

O fotógrafo Alexandre Eudier é o responsável por um projeto que apresenta alguns dos super-heróis mais conhecidos – Homem de Ferro, Homem Aranha e Batman – em uma versão completamente diferente de tudo o que já vimos antes.

Eudier fotografou moradores reais de Burkina Faso, um país africano, usando as vestes dos heróis reinterpretadas, isto é, como se fossem peças de roupas típicas da cultura local. A ideia de Eudier era misturar, por meio do projeto, as tradições da região com elementos da cultura pop. 

super heróis 8

O processo teve início em 2012, quando chegou ao país com o intuito de trabalhar em projetos que reunissem tradições africanas, até aquelas vistas como clichês quando o tema vem à cabeça, com símbolos de consumismo, cultura pop atual, capitalismo e novas tecnologias entre outros.

super heróis 3

Foi por acaso que os super-heróis apareceram na história. Um dia, Alexandre desenhou em seu caderno um boubou do Homem-Aranha – o termo é um dos nomes dados aos mantos de mangas largas usados pelos homens em grande parte da África Ocidental. O vestuário é conhecido por nomes variados em diferentes grupos étnicos – riga babban, agbada, mbubb, gandora entre outros. A partir do desenho, o fotógrafo contou com a ajuda de um amigo, Bruno Revert, para desenvolver o rascunho já realizado e criar outros, como do Homem de Ferro e o Batman. 

super heróis 5

Os modelos selecionados para vestir o boubou de herói foram moradores de Ouagadougou, capital do país. Kaboré, o Homem-Aranha, atua em uma pequena organização responsável pela criação de cenários de teatro. Já Gedor, o Homem de Ferro, é formado em artes e ajudou Eudier em algumas sessões de fotos. Por fim, Mathias, o motorista que levava a equipe de fotos para trabalhar acabou virando o Batman.

O trio vestiu as fantasias feitas de bazin, um tecido mais caro e usado só pelos mais privilegiados, justamente para conferir o contraste que o fotógrafo estava buscando desde o começo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More