in ,

Redesign de tabela periódica mostra escassez de cada elemento

Tabela periódica, aquele inesquecível empilhamento de quadradinhos com os 90 elementos que compõe tudo o que está a nossa volta – e que nos foi apresentado nas primeiras aulas de química – como esquecer?

Olha ela aqui ó:

Que tal uma mais moderna?

Bem, na verdade, volta e meia alguém faz uma nova versão da tabela periódica porque é sempre um bom exemplo de como o material escolar também precisa de atualização.

Disponível em diversas línguas, portugues inclusive.

Um bom exemplo é esse redesign feito pela Sociedade Química Européia (European Chemical Society) que quer chamar a atençnao do mundo para a crescente escasse de alguns desses elementos.

O celular (ou tablet ou computador) que você estea usando agora para ler este texto, por exemplo, tem dentro deles mais de 30 desses elementos. E pelo menos 15 são motivo de preocupação para os próximos anos, piriga acabarem pra sempre.

E sabe porquê?

Justamente por causa desses celulares, tablets e computadores que todos nós usamos o tempo todo. Só na União Européia, para você ter uma ideia, 10 mlhões de celulares são descartados e repostos todos os mêses . E a grande maioria desse descarte não é reciclado. Estamos MASTIGANDO um teco da tabela periódiica, na vida real, com nossos celulares.

Essa nova tabela pode ser baixada, em diversas linguas, aqui. leva para o seu professor de química e comece o ano impressionando.

Reportar

Legend

Escrito por Wagner Brenner

Fundador e editor do Update or Die!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Gostou do post?

83 points
Upvote Downvote