Urubus, mais do que a aparência?

Desde pequenos fomos acostumados a ver os urubus como animais feios, nojentos e aproveitadores principalmente nos desenhos (frequentemente representando os vilões). Porém, tal imagem é uma grande injustiça quando considerado o seu papel na natureza.

urubu

Uma de suas principais características é sua capacidade de manter o ambiente em que vive limpo, podendo eliminar cerca de 95% das carcaças de animais mortos na região. Como também, deixar o processo de decomposição cerca de 3 a 4 vezes mais rápido, se comparado a ambientes onde não existem urubus.

Isso ajuda a prevenir a propagação de doenças (como por exemplo, Antrax), que podem adoecer ou matar diversos outros animais que venham a entrar em contato com aquela carcaça. Porem, o mesmo animal pode acabar sendo a vitima ao consumir animais que tenham sido tratados com certos remédios (como por exemplo, gado).

voo dos desenhos animados do urubu 49499 163

Por isso, a próxima vez que ver um urubu, tente não olhar com desgosto. E sim, ver a beleza por trás da importante função que esse animal desempenha.

Caso queira saber mais:
Ted Talk: Why i love vultures – Munir Virani.

REEVES, Nicole M. Taphonomic effects of vulture scavenging. Journal of forensic sciences, v. 54, n. 3, p. 523-528, 2009.
Urubus do Brasil

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More