“Universo”, o documentário em curta-metragem dos anos 60 que inspirou “2001”, de Kubrick

Antes que os astronautas da missão Apollo 8 fizessem a foto oficial da Terra em dezembro de 1968, o mundo nunca havia visto uma imagem colorida clara do planeta vinda do espaço. Isto é, excluindo a fotografia do espaço exibida meses antes no “Blue Danube” de “2001: A Space Odyssey” de Stanley Kubrick. O filme usou de efeitos visuais e muita imaginação para convencer o público. 

Oito anos antes disso, os cineastas Roman Kroitor e Colin Low usaram uma tecnologia semelhante que também tinha como objetivo levar o público para regiões distantes do espaço. O pequeno documentário “Universo” não é muito lembrado agora – e provavelmente a culpa disso são as imagens reais que temos acesso – mas, em 1961, ele recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Documentário em Curta-Metragem. O filme seguia o trabalho do astrônomo Donald MacRae em um observatório em Ontário, que é acompanhado por efeitos especiais que mostram o sistema solar e a nossa galáxia. 

Kubrick era admirador do filme e acabou usando muito do que viu ali em seu “2001”. O biógrafo Vincent Lobrutto disse que o cineasta, ao conferir o material pela primeira vez, disse que o “Universo” provou que a câmera poderia ser um telescópio para os céus e que, quando os créditos rolaram, Kubrick ficou analisando os nomes de quem estava por trás daquelas imagens: Colin Low, Sidney Goldsmith e Wally Gentleman. O curta era em preto e branco, mas serviu de inspiração para o próximo trabalho de Stanley: 

Depois de estudar ‘Universo’ por grande parte de 1964, Kubrick decidiu replicar as técnicas do filme. Tentou contratar Low, que se recusou por causa de um trabalho próprio, mas conseguiu contar com Gentleman, o artista de efeitos especiais que levou muito de ‘Universo’ para Kubrick.

O cineasta também acabou contratando o narrador do filme, o ator canadense Douglas Rain, que faleceu recentemente mas ficou eternizado como a voz do computador HAL 9000, ancestral de Siri, Alexa e muitas outras vozes de GPS que conhecemos hoje.  

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More