Álbum techno no cartucho de Mega Drive? Temos!

Tecnologia das antigas estão na moda e se tornaram um desafio para vários produtores audiovisuais na busca de uma pegada mais retrô. No começo dos anos 2000, tanto o vídeo como o áudio se tornaram não lineares, sem ranhuras ou imperfeições. O retorno dos discos de vinil, fitas cassetes e videoclipes filmados em câmeras VHS buscam trazer essa textura imperfeita dos anos 70, 80 e 90 como se fossem filtros para este mundo simétrico da era digital.

Kung Fury -2014

Na busca de um desafio, o produtor musical nascido na Sérvia, DJ Remute, tem abordado este gosto “retro” de uma maneira incomum, seu próximo álbum “Technoptimistic” foi 100% escrito (programado?) usando uma placa de som do bom e velho Mega Drive (isso era um videogame dos anos 90, jovem) e será lançado em um cartucho, adivinha… do Mega Drive.

mega drive sega genesis
O bom e velho Sega Mega Drive

Para quem não sabe, o Mega Drive (também conhecido como Sega Genesis) lançou jogos clássicos com trilhas sonoras mais clássicas ainda, tudo isso com seu poderoso processador de 16 bits. Jogos como Sonic, Streets of Rage, The Revenge of Shinobi, Moonwalker serviram como inspiração para que o DJ Remute construísse sua música techno, fazendo uma ode a filmes como Blade Runner – 1982, Exterminador do Futuro – 1984 ou o Último Dragão – 1985.

Esta não é a primeira irrupção do DJ Remute nesses tipos incomuns de produção musical. Em 2017, ele lançou metade de seu álbum em um disquete de 1,44MB, permitindo que ele compactasse suas faixas em um tamanho aproximado de um documento do Word. O novo cartucho (ou álbum) é o primeiro compilado, programado e planejado para o lendário console de 16 bits e todas as suas músicas foram geradas em tempo real.

floppy disk
O album Limited de 2017

Alguns outros produtores musicais como Justice, Perturbator e Kavisnky (meu favorito), faturam alto nessa onda retro, (re)compondo experiências com sintetizadores, mixagens e videoclipes, não só para quem curte um som de baixa frequência, mas para quem desfruta todo o visual de uma época LO-FI, seja ela granulada, pixelada ou cheia de ranhuras.

Technoptimistic” possui 16 faixas e será lançado em 22 de março, mas é possível degustar uma prévia no Bandcamp (apenas uma música). Se você ainda tem um Mega Drive lá no fundo do armário ou já teve o prazer de jogar um, provavelmente recordará da qualidade polifônica do som ou de algum jogo clássico que marcou sua vida.

Miami Nights 1984 – Accelerated

Quando o álbum for lançado, poderá ser comprado no próprio Bandcamp por € 33,33 e será enviado em um cartucho. O DJ Remute recomenda ouvi-lo em um Mega Drive de primeira geração para uma ampla e sensorial experiência.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More