Einstein era um mau aluno?

Um mito constantemente repetido (até virar verdade?) é o de que Albert Einstein era um mau aluno, chegando até mesmo a ser reprovado em matemática.

Geralmente esta afirmação vem acompanhada do discurso intelectualóide de auto-ajuda que “Einstein era mau aluno e se tornou o que é, você também pode! Acredite em seus sonhos! Só depende de você!

Mas quanto disso é verdade? Bem, nada. E tem uma razão curiosa do por quê tal história (falsa) ter se propagado….

einstein1

Einstein nasceu na cidade de Ulm, na Alemanha, em 1879 e, em 1905, começou a trabalhar como funcionário de patentes na Suíça. Sua famosa Teoria da Relatividade – que ajuda a explicar a interação entre espaço, tempo e a gravidade – foi escrita em 1915.

Além de não ter dito mais 90% das frases a ele atribuídas na internet :), suas notas eram excelentes em todas as disciplinas, à exceção do Francês, razão pela qual ele não foi aprovado na Escola Federal Politécnica de Zurique em sua primeira tentativa, aos 16 anos de idade, dois antes da idade regular; aos 15 anos, já dominava cálculo integral e diferencial.

Um dos motivos atribuídos à lenda urbana de que Einstein era um mau aluno é a diferença na maneira como as notas na Alemanha e na Suíça são contabilizadas, conforme uma história contada pelo Washington Post, a partir da biografia original do falecido físico.

Enquanto em seu país de origem (Alemanha), a nota 1 indica ótimo desempenho e a nota 6 o oposto, na Suiça, a atribuição é exatamente inversa, sendo 6 a maior nota possível e 1 a mais baixa.

esintein3
Certificado de matrícula de Albert Einstein de 1896, aos 17 anos

Ao serem encontrados os registros escolares do pequeno Einstein, assumiram inicialmente que, por sua origem alemã, as notas ali expressas indicassem um aluno com terrível performance acadêmica quando, na verdade, estavam diante de um boletim ‘nota 10’ em história, álgebra, geometria, geometria descritiva e física.

Então “pode continuar estudando que mal não vai fazer”! (Albert Einstein)

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (4)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More