in ,

A foto viral do ovo era uma campanha sobre saúde mental

No começo do ano, um meme improvável ganhou a internet. Um simples registro de um ovo foi publicado pelo perfil @world_record_egg e, na legenda, o dono da conta dizia que tinha como objetivo que aquela foto se tornasse a mais curtida da rede. Missão impossível? Nem tanto, porque a coisa toda realmente rolou. O perfil tem hoje cerca de 10 milhões de seguidores e, a foto, mais de 52 milhões de likes.

Mas, afinal, qual é a desse ovo? 

Na sequência da imagem que viralizou, a conta seguiu postando outras fotos… de ovos. Mas as cascas deles apareciam cada vez mais rachadas, indicando que ele poderia quebrar a qualquer momento. Até que uma foto do ovo em formato de bola de futebol americano e com as típicas costuras brancas do objeto veio para suprir um pouco da curiosidade do público – a legenda da publicação dizia que tudo seria revelado no dia 04 de fevereiro, durante o intervalo do SuperBowl. 

No fim, a história é: o perfil e as fotos do ovo são parte de uma campanha criada pelo publicitário Chris Godfrey em prol da saúde mental. A ideia era atrair visibilidade para a causa, especialmente no que diz respeito à relação das novas tecnologias com os transtornos de depressão e ansiedade, especialmente.



O vídeo que revela a campanha traz os dizeres “a pressão das redes sociais me afetou”, e pede ainda “se você também estiver sofrendo, fale com alguém”. Por fim, é exibido o endereço do site “Talking Egg”, onde estão reunidas uma série de instituições que lidam com problemas relacionados à saúde mental ao redor do mundo.

Do Brasil, há apenas um nome, o do CVV – Centro de Valorização da Vida, que realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob sigilo, por telefone, e-mail ou chat 24 horas. 

Até agora, o vídeo já recebeu mais de 21 milhões de likes e quase 100 mil comentários. Mas a impressão é que a campanha ainda não chegou ao público tão rápido quanto a tal foto do ovo que queria o posto de imagem mais curtida do Instagram. 

Report

What do you think?

6 points
Upvote Downvote
Mentor

Written by Gustavo Giglio

Updater, sócio do UoD, diretor de marketing/novos negócios.

100 Posts Mr. Postman!1000 Posts NinjaContent AuthorStory Maker

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *