in ,

Lenda criativa, Lee Clow se aposenta no Valentine’s Day com carta de amor à publicidade

Aos 75 anos, após mais de 50 de carreira, Lee Clow anunciou sua aposentadoria nesta quinta-feira (14) de forma especial. Um dos maiores criativos da história da publicidade, o americano traz no currículo alguns dos trabalhos mais memoráveis da indústria, sobretudo para Apple, tendo respondido por boa parte da construção da marca desde sua fundação – incluindo a assinatura “Think Different” e o lendário filme “1984”, para o lançamento do Macintosh; e para Adidas, com direito ao slogan “Impossible is nothing”. Além de Pepsi, Nissan, Pedigree e tantas outras.

Diretor de arte por formação, Clow foge bastante do estereótipo dos Mad Men de sua época, parecendo muito mais um hippie californiano que um executivo. Começou sua carreira na então recém-inaugurada Chiat/Day – fundada por outro ícone do mercado, Jay Chiat – onde passou quase toda sua carreira. Em 2006 criou o spin-off TBWA\ Media Arts Lab, para cuidar única e especialmente de seu cliente mais querido, a Apple – a pedido do próprio Steve Jobs, de quem se tornou amigo íntimo.

Aproveitando o Valentine’s Day, o “Dia dos Namorados” celebrado em 14 de fevereiro nos Estados Unidos, Clow transformou sua carta de aposentadoria em uma declaração de amor à publicidade, destacando: “Os anos que passei fazendo essa coisa chamada publicidade foram divertidos, desafiadores, recompensadores, enlouquecedores, algumas vezes doloridos, mas na maior parte do tempo alegres. E eu não trocaria um dia disso por nenhuma outra coisa”.

O criativo deixa os cargos de chairman da TBWA\Media Arts Lab e de diretor da TBWA Worldwide – uma das grandes redes globais de agência – para atuar como consultor no escritório de Los Angeles, sem compromissos executivos. Ao lado, a carta original de Clow (com direito a uma simpática autocaricatura). Abaixo, a tradução e alguns de seus trabalhos premiados.

“Do Lee, com amor

O Jay Chiat adora mandar cartinhas ao pessoal da agência. Eu nunca mandei nenhuma. Mas achei que seria uma boa forma de celebrar os 50 anos da Chiat/Day e a minha jornada na empresa.

No aniversário do Jay, em outubro, como parte dessa celebração, eu avisei a todo mundo que irei me aposentar. Os anos que passei fazendo essa coisa chamada publicidade foram divertidos, desafiadores, recompensadores, enlouquecedores, algumas vezes doloridos, mas na maior parte do tempo alegres.

E eu não trocaria um dia disso por nenhuma outra coisa.

Todos os dias vir trabalhar com as pessoas mais inteligentes, mais livres e mais apaixonadas por esse negócio; todos os nós com o objetivo de criar mensagens que serão percebidas, comentadas e, eventualmente, ficarão famosas. Essas mensagens fazem as pessoas rirem, chorarem ou pensarem. Descobrirem coisas novas, verem o mundo de forma diferente e, quem sabe, até mesmo comprar alguma coisa.

Ser um artista da mídia.

E lembrar as pessoas: as mais divertidas, as mais loucas, as mais inteligentes, as menos inteligentes. Aos parceiros, aos clientes, aos mentores de como nós desafiamos uns aos outros. Inspiramos uns aos outros. Tornamos uns aos outros melhores.

Então, esse é uma carta de amor à publicidade.

Esse negócio louco que me trouxe tudo. Amizades, orgulho, realização e amor.

E para todas as pessoas que conheci pelos últimos 50 anos e para todos que irão continuar, um feliz Valentine’s Day”.

“1984”, para Apple, veiculado no Super Bowl daquele ano e com direção de Ridley Scott
Lançamento do slogan que virou um clássico nos EUA: “You quiero Taco Bell!”
A estreia de “Think Different”, outro comercial icônico criado por Lee Clow
Pepsi Max, no Super Bowl 1999: “I’m Good!”
“Crazy Pets”, para a Pedigree, incentivando a adoção canina

Reportar

Gostou do post?

83 points
Upvote Downvote
Contributor

Escrito por Karan Novas

Apresentador do "Rock Reclame" na Kiss FM, redator, roteirista e produtor de conteúdo. Apaixonado por criatividade. Fã do UoD, escrevo aqui sobre propaganda, marketing e outras cositas más.

Anos de UoDContent Author100 Posts Mr. Postman!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0