SXSW: o futuro do trabalho

A diferença entre o remédio e o veneno é a dose. A máxima que se aplica para quase todas as situações, também é válida para a tecnologia — não apenas no que diz respeito ao seu uso diário, mas sobretudo à sua relação com o trabalho.

Enquanto o avanço da inteligência artificial deixa muitas pessoas inseguras quanto a sua posição profissional, especialistas ponderam que, de fato, certos cargos e tarefas devem ser suprimidos por robôs, mas outras tantas posições surgiram ao longo do processo.

O relatório 2018 do Fórum Econômico Mundial aponta que 75 milhões de empregos desaparecerão até 2022, mas no mesmo período, 133 milhões de outras oportunidades profissionais serão criadas.

Não é preciso ser íntimo dos números para entender que essa equação é positiva, com um saldo de 58 milhões de novos trabalhos. Isso não significa, contudo, que só temos o que comemorar — é preciso reavaliar a qualificação e treinamento das equipes frente aos avanços tecnológicos, uma conta que vai recair para pessoas e empresas, invariavelmente.

Ainda de acordo com o relatório do Fórum, 54% de toda força de trabalho vai precisar de um treinamento “significativo” para descobrir e lapidar novos talentos e habilidades. Desse montante, 35% vai necessitar de seis meses de treinamento; 9% de até 12 meses de preparação; e 10% de mais de um ano para se atualizar por completo. Os especialistas cravaram ali que, até 2022, todo mundo vai precisar de 101 dias extras de aprendizado.

O problema é que 1 em cada 4 empresas se mostraram pessimistas ou indecisas em relação a investir no treinamento de seus funcionários. Ao mesmo tempo, dois terços das empresas afirmaram que esperam que seus colaboradores se adaptem aos novos tempos por conta própria. E pouco mais da metade das companhias consultadas demonstraram interesse em contratar equipe temporária e freelancers de acordo com tarefas específicas.

Ainda que parte dessa realidade possa soar apocalíptica, é importante lembrar que a história já passou por processos semelhantes: entre 1940 e 2010, por exemplo, é estimado que 8 milhões de trabalhadores rurais e 7 milhões de metalúrgicos perderam seus trabalhos por conta da automação e, ainda assim, o emprego como conhecemos hoje não entrou em extinção.

Mudanças são inevitáveis, mas há como se preparar para elas — e uma das maneiras de antever o futuro é conferir os painéis que o SXSW separou exclusivamente para esses temas que tratam de trabalho na era da inteligência artificial.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More