HBO: ‘The Inventor’ é um documentário sobre Theranos e a ‘arte de enganar’

tl;dr: Imagina o doc do Fyre Festival, mas em uma escala bilionária.

HBO finalmente marca data do aguardado documentário de Elizabeth Holmes, a empreendedora que chocou Silicon Valley – e o mundo – com uma mentira que chegou a ser considerada a invenção do século, e fez investidores colocarem o valor de mercado da sua ideia em mais de $9 bilhões de dólares.

The Inventor: Out for Blood in Silicon Valley é dirigido pelo diretor, ganhador do Oscar, Alex Gibney que detalha o sucesso e a queda da empresa Theranos. Fundado por Holmes, em 2003 ainda em Stanford, a empresa prometia mostrar um mapa de doenças – atuais ou futuras – de qualquer pessoa, com apenas uma gota de sangue em uma maquina completamente móvel e acessível para todos. O projeto iria movimentar bilhões só no mercado norte-americano que tem altos custos para qualquer tipo de exames básicos.

Veja o trailer do documentário dirigido pelo ganhador do Oscar, Alex Gibney

Com o tempo, e dezenas de mídias e investidores interessados, o mercado começou a questionar quando poderiam ver a primeira versão do projeto, já que Holmes já era considerada o Steve Jobs da biotecnologia e apareceria logo na capa da Forbes como uma das pessoas mais ricas do mundo com um net worth inexistente no valor de mais de $4bi de dólares… A resposta? Nunca.

O doc, que estreia no dia 18 de Março na HBO, promete mostrar cenas, e documentos, da empresa nunca antes liberado e entrevistas com pessoas chaves diretamente envolvidos com Holmes e Theranos.

E para quem quiser ler mais sobre mentiras gigantes de Silicon Valley, incluindo mais detalhes de Theranos, indico Bad Blood: Fraude Bilionária no Vale do Silício, escrito pelo reporter do The Wall Street Journal, John Carreyrou.

Nota: O livro está atualmente em adptação para filme com a atriz Jennifer Lawrence no papel de Holmes, e com a direção de Adam McKay, diretor do filme indicado ao Oscar de 2019, VICE.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More