No dia 1º de abril, será comemorado o 100º aniversário de fundação da Bauhaus, escola alemã de arte que, embora tenha durado pouco, lançou um dos mais importantes movimentos de design com uma estética totalmente rígida e funcional.
Como forma de celebrar a data, será lançado o filme “Bauhaus World”, documentário em três partes da emissora alemã Deutsche Welle. A produção quer mostrar que o legado da Bauhaus não se limita apenas à reputação de seus membros originais mais conhecidos – como Walter Gropius, Paul Klee, László Moholy-Nagy e Josef Albers entre outros – mas também em seus criadores atualmente ativos, já que ela continua a inspirar artistas em todos os cantos da Terra.
Para ilustrar essa tal relevância contínua dos ensinamentos da Bauhaus, a equipe do documentário conversou com arquitetos, urbanistas, designers e artistas que, seguindo o espírito da escola, querem repensar e fazer a diferença. Fiel ao título, a jornada do filme envolve uma ampla variedade de países, e não apenas os europeus – obviamente os mais afetados pelo histórico da Bauhaus. México, Jordânia, Colômbia, Israel, Estados Unidos e Japão são alguns dos destinos que reúnem artistas diretamente influenciados por esse legado.
O filme é dividido em “O Código”, que fala dos limites da expansão da Bauhaus que começou com o exílio de seus membros da Alemanha nazista; “O Efeito”, que lida com a influência duradoura que transformou a Bauhaus e seus princípios de um movimento em uma marca; e “A Utopia”, terceira e última parte, que questiona se o século XXI tem espaço para os ideais originais da escola.
As três partes de “Bauhaus World” estão disponíveis no YouTube:
Bauhaus World 100 anos
Nossa equipe de criadores de conteúdo humanos são especializados em curadoria de criatividade, entretenimento e tecnologia.
Receba nossos posts GRÁTIS!