Jobfulness, entenda o que é e como usá-lo para ser feliz no trabalho

Eu sou freelancer. 
Tenho trabalhos distintos.
Atuo em lugares diferentes, com funções diferentes. 
O tempo é curto e o trabalho extenso, têm dias que eu quase piro. 
Mas nada me deixa mais relaxada que estar aqui,
em frente ao computador… escrevendo. 
Organizando as ideias e colocando elas pra fora.
Esse é o jeito que eu encontro de relaxar e, ao mesmo tempo, ajudar as pessoas.
Eu aprendo muito enquanto escrevo. Aprendo muito sobre mim mesma. 
E não é só diversão ou um período de relaxamento. É trabalho.

E é isso o que significa Jobfulness, uma reinvenção profissional que pretende melhorar a vida pessoal. Jobfulness é a mistura de BEfulness (se conhecer) + AMOR (amar e amar os outros) + PLAYfulness (aproveitar o caminho).

O conceito foi criado por duas jovens francesas estabelecidas na Espanha com a intenção de tentar melhorar a situação de trabalho das pessoas, a fim de torná-lo mais completo no seu dia a dia.

É sobre ser totalmente realizado na vida profissional e pessoal. Um alinhamento entre os dois. Não se trata de buscar equilíbrio entre eles, mas o alinhamento. Ou seja, como reconectar a vida profissional com a vida pessoal”, explicam Caroline Ladousse e Nathalie Huet, fundadoras da Cometa, projeto criador do conceito.

Seu principal desafio, dizem elas, é que as empresas estão interessadas nesse método para melhorar a vida de seus trabalhadores e sua produtividade. No momento, elas observaram que algumas empresas começam a incorporar instalações nos escritórios para os funcionários, como academias ou salas de “diversão”, mas, segundo elas, esse não é o caminho a percorrer.

“Para nós, é mais que um projeto de recursos humanos, e talvez novos tipos de empregos sejam criados para que as empresas possam ir muito além, usando os talentos e habilidades de seus funcionários. No final, você tem mais produtividade e um ambiente de trabalho muito mais feliz e agradável”.

No entanto, eles tentam se afastar dessa ideia de ambiente feliz no trabalho e alcançar um conceito mais profundo. Para elas, o que faz as pessoas felizes é encontrar significado nas coisas que fazem, de modo que seu trabalho, não seja “cumprir tarefas”, mas sim que cada pessoa tenha um emprego ligado a seus valores, aos seus talentos, sua identidade e alinhado ao seu momento da vida…

Estamos falando de sair de casa, ou sentar-se em frente ao computador, sabendo o porquê você está ali. Inclusive nos dias não tão bons saber o que te fez escolhê-lo ou como este trabalho vai te tornar uma melhor versão de si mesmo.

Mas por onde começar?

Bem, para responder essa pergunta você precisa inverter a ordem: aonde você quer chegar? Ao pensar nessa resposta é mais fácil tomar decisões que darão destino à sua trajetória.

É importante levar em conta que daqui há alguns anos será a criatividade o relevante no ambiente de trabalho; o restante as máquinas irão fazer. Por isso, as criadoras do Jobfulness usam em sua metodologia dinâmicas que trazem motivação, inspiração, psicologia e teatro, entre outros, além de identificar os talentos e os bloqueios que impedem o progresso de cada um.

A magia acontece quando seu propósito de trabalho se alinha ao seu pessoal, e isso só é possível acontecer quando você conhece qual é a sua vocação. Para descobrir, você precisa responder a duas perguntas:

1 – Quem você quer ajudar?
2 – Como deseja fazer?

A primeira pergunta se relaciona com o propósito que todos necessitamos ter.
E a segunda, com o seu dom, àquele que temos inato.

Estas respostas vão oferecer a você um panorama sobre qual é o seu propósito, e como você pode usar seus talentos para ajudar a si mesmo e aos demais.

O projeto Jobfulness oferece cursos exclusivos e uma metodologia que você pode baixar gratuitamente e começar a reinventar sua vida profissional hoje mesmo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More