Criatividade Tecnologia

Os novos filtros do Instagram estão brilhantes, metálicos e surreais

No ano passado, o Instagram lançou um programa que permitia aos usuários criar novos filtros de rosto para o aplicativo e promovê-los nos seus perfis. Mas, em vez de serem todos embelezados e divertidos, como se esperava para concorrer com Snapchat, muitos criadores foram experimentando filtros mais artísticos e bem diferentes.

Exemplos vão desde uma ‘auréola de cachorro-quente’ até este que cobre o rosto com as mãos cristalizadas. Um filtro popular chamado Beauty3000 adiciona um efeito brilhante ciborgue-nesco na face das pessoas (veja foto acima).

Curioso é que esses filtros não perpetua os padrões de beleza no estilo Kardashian, rostos com contornos e sobrancelhas artisticamente cuidadas e em ângulos perfeitos para o click. São mais experimentais. Um filtro, criado pelo usuário @exitsimulation, por exemplo, cria máscaras brilhantes do rosto do usuário que orbitam em torno de sua face real.

View this post on Instagram

parabola . link in bio #exitsimulation #virtualvoid

A post shared by Aaron Jablonski (@exitsimulation) on

A ideia tomou uma forma diferente planejada pela gigante do Zuck, e criadores viram o projeto do Instagram como oportunidade para expandir ofertas e ideias dentro da plataforma, hoje focada exclusivamente em fotos e popularidade. Tomas Posse, ou @tokyyto, tinha 1 mil seguidores quando começou a publicar filtros em dezembro e, logo depois que seus filtros foram publicados, seu número foi para nada menos do que 162 mil seguidores.

O Instagram ainda tem muito teste (e chão) para chegar a ser uma opção direta além das lentes faciais do Snapchat. O Snap Lens Studio já existe desde 2017, e por isto já conta com uma grande base, se comparado com o Spark AR Studio que tem poucos meses. Segundo o Snapchat, existem mais de 300 mil lentes personalizadas por aí, e os criadores avisam que não é tão simples tornar seus filtros acessíveis no Snapchat ou no Instagram.

Mas, segundo o The Verge, considerando que o Instagram Stories conta com 500 milhões de usuários diários em comparação com os 186 milhões de usuários diários do Snapchat, faz sentido que uma uma boa parte da audiência vá para a plataforma do Zuck se divertir com as novidades.

E para usar os filtros? Só seguir os usuários criadores e você deve receber o filtro direto como opção no seu app.

2 comentários

kai 28 de fevereiro de 2019 at 9:16 AM

faltou credito da materia original ai ein

Reply
Julio Moraes 2 de março de 2019 at 6:49 PM

Links na matéria. Obrigado pelo comentário!

Reply

Comente

Ad Blocker Detected!

Refresh