Como começar uma revolução da empatia em sete passos

Nunca se falou tanto sobre a empatia, o conceito está na boca de todos: filósofos, gurus de negócios, especialistas em felicidade, etc. E não é à toa, já que foi descoberto por neurocientistas que 98% de nós têm empatia em nossos cérebros – a velha história de que somos criaturas egoístas foi desmascarada. Nossos impulsos egoístas existem, mas caminham ao lado do nosso lado empático.

Normalmente, pensamos em empatia como a arte de se colocar no lugar do outro e olhar às circunstâncias a partir de sua perspectiva. Mas não é só isso, porque a empatia em grande escala pode ser a protagonista de uma revolução das relações humanas.

Este é argumento do estudioso inglês, um dos idealizadores da The School of Life e fundador do Museu da Empatia, Roman Krznaric em sua palestra do TEDx Athens chamada “Como iniciar uma revolução da empatia”.

Em seu discurso, ele sugere que a prática da empatia pode provocar uma revolução e explica que essa mudança começa pela maneira como decidimos nos relacionar com o outro a partir dos passos abaixo:

  1. Treinando a próxima geração
  2. Se colocando no lugar dos outros… ainda que sejam “inimigos”
  3. Cultivando a curiosidade sobre estranhos em todos os níveis sociais
  4. Criando aventuras experimentais
  5. Aproveitando a tecnologia com sabedoria
  6. Cultivando a semelhança
  7. Transformando a empatia em ação social

Assista a palestra no player abaixo e descubra como ser empático pode fazer do mundo um lugar melhor:

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More