SXSW: igualdade e inclusão – as novas regras do jogo

Mulheres que andam a frente de seu tempo ainda são penalizadas – literalmente. Na Bélgica, a ciclista Nicole Hanselmann liderava com folga uma competição contra suas colegas quando foi obrigada a fazer uma pausa de cerca de cinco minutos. A razão? Ela estava próxima demais do pelotão masculino, cuja largada aconteceu 10 minutos antes da disputa feminina.

“Eu estava num bom ritmo, e foi estranha aquela interrupção. Acabou com a minha performance”, disse a atleta a jornais locais, explicando ainda sua posição final na corrida: 74o lugar.

A cena que aconteceu faz alguns dias num dos países mais igualitários do mundo é um retrato fiel dos desafios e das diferenças impostas às mulheres; e prova que o esporte ainda tem muito a fazer para encontrar a igualdade entre gêneros.

Tempos atrás, o destempero de Serena Williams também foi alvo de críticas, e a tenista reclamou – com razão – de que o nervosismo dentro de quadro ou campo é permitido apenas aos homens, que já foram flagrados “perdendo a cabeça” diversas vezes quando sob a pressão de um jogo, mas nunca sofreram as mesmas cobranças que ela sofria ali, diante da discussão acalorada com um juiz.

Casos como esses mostram o atraso que ainda paira sobre os esportes de alto rendimento, e é preciso discutir a questão de maneira profunda para encontrar o caminho da evolução. É por isso que o SXSW deste ano separou um painel inteiro para o tema: Hanif Fazal, do Centro de Igualdade e Inclusão, e Christa Stout, do Trail Blazers de Portland, conversam sobre os esforços que estão sendo e que precisam ser feitos para que os jogos sejam mais democráticos e acessíveis a todos.

Também faz parte dessa discussão urgente o significado de adotar uma postura “neutra” diante do cenário mundial – um tópico indispensável para entender a politização do esporte, que ficou evidente em 2016, depois do caso do quaterback Colin Kaepernick, que passou a ajoelhar durante a execução do hino nacional americano, como uma forma de protesto contra a brutalidade racial que ainda acontece nos EUA.

Essa prática do jogador dividiu a sociedade americana e fez com que Kaepernick, um dos grandes nomes da NFL, perdesse grandes contratos – uma penalização “velada” que ainda paira sobre o atleta.

Outros jogadores, amadores e profissionais, passaram a repetir o gesto e Kaepernick, que inspirou até artistas: Rihanna recusou o convite para se apresentar no Super Bowl em razão disso.

Independentemente da modalidade, os esportes são reflexo direto da sociedade, e é preciso (re)discutir as regras do jogo, para que todo mundo compita de igual para igual.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More