Cabines de audição em loja de discos (1955)

B6AD66A5 D8D5 47AF BB81 066372EE04CE

A foto mostra várias cabines de audição de LPs em uma loja de discos de Londres, em 1955. Pelo visto, nem os fones de ouvido existiam ainda, ao menos para o grande público.

Eu não era nascido, mas me lembro perfeitamente de entrar em loja de disco aqui em São Paulo e pegar um monte de LPs para fazer uma degustação-sonora para decidir qual comprar. Olhando para trás, fica evidente a falta de praticidade desse ritual, mas era uma experiência muito legal, porque eram primeiras audições mesmo. E era preciso decidir logo, porque tinha fila. 

Agora, cabines como essas da foto, ainda não tinha visto não. A chance de um acidente com uma arranhada de agulha eram grandes. 

Ouvir música é um ato que sempre tem algum tipo de ritual envolvido, dependendo da própria evolução da tecnologia, dos equipamentos, da mídia. Gosto de imaginar as influências desses rituais na maneira como percebemos as músicas. Muitas vezes essa trabalheira toda acabava fazendo a gente prestar mais atenção, e por períodos maiores. Agora, é um skip atrás do outro no celular.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More