in ,

Casa origami: a cada estação, uma nova casa

Mudam as flores, o clima, o relógio e até a vida: a cada nova estação, surge um novo cenário. E se faz parte da natureza essa metamorfose contínua, nada mais justo do que acompanharmos o ritmo da música para aproveitar o melhor da festa. Pensado nisso, o escritório de arquitetura D*Haus criou a D*Dynamic, uma casa conceito capaz de se adaptar automaticamente às temperaturas e condições externas, fazendo de seu interior um ambiente sempre agradável, com temperaturas amenas e boa iluminação natural.

Embora o projeto seja pioneiro, a fórmula do sucesso foi revelada em 1908 pelo matemático Henry Ernest Dudeney, que provou que um quadrado perfeito poderia também fazer as vezes de um triângulo perfeito, se dividíssemos o bloco em quatro formatos diferentes. Com a pesquisa em mãos, os arquitetos descobriram que poderiam fazer uma casa “8 em 1”, uma vez que cada uma das quatro partes estariam apoiadas em uma espécie de esteira altamente resistente e, quando acionadas, poderiam formar oito plantas residenciais distintas.

Engana-se, porém, quem pensa que a D*Dynamic é adaptável apenas às estações do ano: ela também se molda ao correr do dia. Pela manhã, por exemplo, ela se abre como uma flor, para proporcionar mais luz natural e oferecer aos seus visitantes e moradores uma vista privilegiada. Com o cair da noite, a casa pode se fechar em um quadrado, como se estivesse se abraçando, fazendo seu interior mais quente e protegido.

Além de levar em conta as condições climáticas, meteorológicas e até astronômicas, a residência sonhada pela equipe D*Haus acompanha ainda o ritmo da vida moderna, permeado por mudanças – dentro e fora das quatro paredes.

Reportar

Mentor

Escrito por Eloa Orazem

Sobreviveu ao retorno de Saturno, mas não o fez intacta: se (des)fez em pedaços ao longo do caminho, e agora tenta montar um quebra-cabeça pessoal que faça algum sentido. As dúvidas e as mudanças perdoam a carreira -- Eloá é jornalista há dez anos, e tem passagens por revistas, sites, televisão e rádio.

Anos de UoDUsuário VerificadoContent Author100 Posts Mr. Postman!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Gostou do post?

83 points
Upvote Downvote