Karen Uhlenbeck, a primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel de matemática

Uma professora de matemática da Universidade do Texas em Austin recebeu o prêmio Nobel de Matemática este ano. Conhecido como Abel, este é o prêmio mais importante em matemática em todo o mundo. Karen é a primeira mulher a ganhar este prêmio.

“Karen Uhlenbeck recebe o Prêmio Abel 2019 por seu trabalho fundamental em análise geométrica e teoria de calibre, que transformou dramaticamente o cenário matemático”, afirmou o presidente da comissão Abel, Hans Munthe-Kaas.

Nascida em Cleveland, nos Estados Unidos, Karen é uma ativista em favor da igualdade de sexos nas ciências e matemáticas.

O prêmio é uma homenagem ao matemático norueguês Niels Henrik Abel (1802-1829) e foi criado em 2003 pelo governo da Noruega com o objetivo de compensar a ausência de um Prêmio Nobel para matemática.

Os contemplados do prêmio recebem, além do prestígio, um valor monetário de 6 milhões de coronas norueguesas (R$ 2,6 milhões). Parabéns à Karen!!

Default image
Paula Romano
Jornalista freelancer interessada em arte, tecnologia, cultura e sempre em busca de novas histórias. Uma pessoa que adora viajar, descobrir novidades, aprender, filosofar e que fica feliz com a companhia de um chá, um felino e um bom livro no colo.
Leave a Reply

Ad Blocker Detected!

Refresh