O que uma faixa pop precisa ter para bombar

Estudo avaliou hits por atributos como tempo, batidas, notas e “assinatura”

Diferente, pero no mucho: para uma música pop que conquistar grande sucesso, ela tem de ser única, mas com contornos familiares. Quem garante isso são os pesquisadores de INSEAD e da Universidade de Columbia, que investigaram mais de 26 canções Billboard Hits lançadas entre 1958 e 2016.

Segundo os envolvidos, as faixas que alcançaram o topo das paradas encontraram um ponto perfeito de equilíbrio entre sons modais e acordes inéditos.

O estudo, publicado na American Sociological Review, avaliou cada música de sucesso por atributos como tempo, batidas, notas e “assinatura”. Em seguida, atribuiu a cada canção uma pontuação de “tipicidade” – uma medida de quão semelhante era a faixa para outras músicas lançadas naquela mesma época.

As músicas que tinham um “índice de tipicidade” um pouco abaixo da média eram as que conquistavam melhor performance na lista das Top 100, de acordo com o co-autor do estudo, Michael Mauskapf.

“Para ter a melhor chance de alcançar o topo das paradas, uma música precisa se destacar das demais, mas não pode ser completamente diferente”, escreveu Mauskapf em um comunicado sobre a análise da equipe.

Então, a próxima vez que uma música chegar ao topo das paradas — e grudar da sua cabeça, lembre-se: é só uma repetição com uma nova roupagem.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More