Spoiler: no início de um novo negócio, não deslize no Branding

A estratégia de branding é negligenciada ou subvalorizada, muitas vezes, no estágio de concepção, validação ou entrada no mercado de um novo empreendimento, uma startup.

Kim Donlan, traz o problema para o spot e discussão no artigo “I Just Need a Landing Page” and Other Mistakes You Are Making with Your Early-Stage Branding”, publicado na última semana.

Muitas vezes, você pensa: “Descubro e desenvolvo a identidade da marca mais tarde – tudo o que eu preciso agora é de uma landing page” ou “Meu negócio ainda está num estágio discreto, por isso não posso compartilhar publicamente o que realmente fazemos” ou o mais perigoso “Posso usar um modelo, por enquanto.” O problema com esses pensamentos é que ele impede que você aborde as questões fundamentais que definirão a sua marca e principalmente, impede que você comunique por quê seus primeiros usuários devem confiar em você.

No artigo, ela provoca reflexões importantes sobre a descoberta da identidade da marca, que precisam ser discutidas e identificadas no estágio inicial do negócio:

Qual é o ímpeto da sua ideia? Qual dor ela resolve?

Quem é Você?

Você pode descrever sucintamente seus produtos ou serviços?

Que tipo de organização você é ou modelo de negócio que você tem?

Onde você está no mercado e para onde gostaria de chegar?

Como você comercializa seus produtos e serviços, atualmente?

Qual é a sua vantagem competitiva?

Existem tendências ou mudanças que afetam o seu setor?

Existem potenciais barreiras para o desenvolvimento do sucesso do seu produto ou serviço?

Onde você quer estar daqui a três anos?

Se você pudesse dizer em uma única mensagem sobre sua empresa, qual seria?

“Essas questões iniciais de descoberta de marca são vitais para desenvolver a sua presença digital e, de fato, para a identidade de sua marca. Suas respostas moldam o conteúdo e a estrutura do seu plano de envolvimento digital preliminar. Não importa se você tem uma landing page, um website simples, uma abordagem predominantemente social ou apenas um formulário de inscrição – ela deve refletir as respostas às questões de descoberta em algum grau.”

Portanto, antes de subestimar ou dispensar o trabalho de agências e designers, conheça qual é a CIÊNCIA E ARTE aplicada por trás de uma estratégia de branding. Quando bem desenvolvida desde o início, sua marca se tornará um fator valioso para o sucesso do seu negócio.

#ficaadica

Receba nossos posts GRÁTIS!

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More