Exposição exibe esculturas de políticos feitas com lixo retirado do Rio Pinheiros

Desde 2017, o movimento Volta Pinheiros promove ações de conscientização da população e cobrança das autoridades para elaboração de um plano de revitalização das margens do Rio Pinheiros. Para homenagear o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, o coletivo levou até a Avenida Paulista esculturas feitas com lixo retirado do Rio Pinheiros.

As esculturas são inspiradas em nada menos que os ex-governadores Geraldo Alckmin (que prometeu despoluir o rio Tietê até 2019) e Luiz Antônio Fleury (que prometeu beber a água do Rio Tietê até 2005). Uma terceira escultura, não caracterizada, representava todos os outros governantes que já passaram pelo cargo sem cumprir um projeto efetivo.

Há também o lugar destinado ao atual Governador do Estado, João Doria, que vem com a provocação: “temos certeza de que você também não receberá essa homenagem até o fim do mandato”.

Produzidos com dejetos retirados do Rio Pinheiros, as esculturas têm 45 cm de altura e pesam 15 kg cada. O processo começou com a criação dos rostos e a impressão de moldes em 3D. Com base nesses moldes, foram criados silicones, que serviram para esculpir os rostos com o lixo retirado do rio. Todo o processo de produção foi feito em segurança por um escultor profissional e protegido contra possíveis contaminações.

Além dos bustos dos políticos, um totem em formato de busto convidava as pessoas a interagirem por meio de uma foto. A placa trazia os dizeres “Eu quero os rios Pinheiros e Tietê limpos de novo”. 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More