Marca de cerveja pede: Se for comemorar o golpe de 64, não compre.

É cada vez mais comum observarmos marcas que se posicionam a respeito de uma causa, criando um vínculo com seus consumidores que pode significar uma relação confiável e duradoura, uma identificação por parte dos mesmos. A fim de alcançar o protagonismo em detrimento de suas concorrentes e de gerar uma diferenciação real em suas comunicações, essa tendência vem se mostrando cada vez mais frequente, e a ela já podemos atribuir alguns cases, como a campanha da Nike estrelada pelo jogador de futebol americano Colin Kaepernick do ano passado (que gerou US$ 43 milhões em exposição na mídia para a empresa). Esse comportamento não é uma novidade no Brasil: já tivemos campanhas interessantes a respeito de temas como feminismo e direitos LGBTQ+. Entretanto, existe uma pauta que raramente é adotado pelas marcas Brasileiras tendo em vista a polarização que o país vem passando nos últimos anos: a política.

Contexto
É compreensível a ausência de campanhas que falem diretamente sobre o assunto. O posicionamento mais direto de uma marca provavelmente fará com que a mesma tenha sua imagem prejudicada por um número relativamente grande de consumidores e prospects. Mesmo assim, existem alguns cases relativamente recentes (como do Habib’s, em 2016, aproveitando o Impeachment de Dilma).
E é nesse quadro que a Cerveja Rio Carioca passa a ter destaque: com a divulgação de uma peça dia 27/03 pelas suas redes sociais e a veiculação da mesma via mídia impressa nas páginas do jornal O Dia, em resposta a orientação dada essa semana pelo presidente aos quartéis para que comemorem no próximo dia 31 de março o aniversário do golpe militar de 1964, a marca passa a ganhar notoriedade em um campo ainda pouco explorado de forma abrangente no Brasil.

https://www.facebook.com/CervejaRioCarioca/photos/a.1167461299934069/2610935295586655/?type=3&theater

Essa não é a primeira vez que a empresa faz algo do tipo: dia 21/03 a marca também fez referência a prisão do ex-presidente Temer.

https://www.facebook.com/CervejaRioCarioca/photos/a.1167461299934069/2601075423239309/?type=3

Apesar disso, ainda faltam cases semelhantes  mais complexos e elaborados que traduzam a época e contexto em que as marcas estão inseridas. Não somente pelos costumes, referências ao lifestyle, músicas e outros atributos históricos de uma geração: mas pelo contexto social da mesma. Para se conectar de modo mais profundo, é necessária uma tradução dos valores pelos quais a marca é constituída – lógico, tudo com muita inteligência e assertividade – criando assim uma identidade nesse campo que carece de cases nacionais de sucesso.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More