in

Ações com crescimento de 1.100% em um dia… na empresa errada

No último 22 de março, uma moribunda empresa de equipamentos de telecomunicações norte-americana viu seu valor de mercado crescer 1.100% (sim, mil e cem por cento) devido a uma simples falta de atenção de investidores.

Neste fatídico dia, a Zoom Video Communications, responsável por uma popular ferramenta de videoconferências e treinamentos (que você já deve ter usado) e avaliada em mais de U$ 1 bilhão, anunciou que faria seu tão esperado IPO, oferta pública inicial de ações.

Quem se beneficiou indiretamente disto foi outra empresa que não tinha nada a ver com a história; a Zoom Technologies (cujo código na bolsa americana é “Zoom”), pequena empresa de venda de equipamentos de conexão wireless, então com valor de mercado de U$ 15.000 e que não reportava resultados desde 2011.

Da noite pro dia, suas ações passaram dos então U$ 0,005 para U$ 0,60, elevando seu valor de mercado para U$ 180.000.

Nenhuma mágica da administração… fazendo breve uma longa história, investidores ávidos por abocanhar um pedaço da famosa empresa de videoconferências, compraram, por engano, ações de uma empresa homônima que vendia roteadores e está em processo de fechamento.

Nem Bettina teria previsto…

Reportar

Gostou do post?

64 points
Upvote Downvote
Contributor

Escrito por JC Rodrigues

JC Rodrigues (jcrodrigues.net) é mestre em Comportamento do Consumidor (com estudos sobre carros autônomos e seres artificiais), palestrante, especialista em storytelling, negócios digitais e impacto da tecnologia no comportamento humano.
Professor de Storytelling e do MBA em Comunicação Digital na ESPM, tem uma pug chamada Maya, publicou cinco livros sobre comportamento e tecnologia e, durante as crises de abstinência, escreve artigos despretensiosos a respeito da interação entre o ser humano e máquinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *