Conheça Peccy, mascote oficial da Amazon

O mascote da Amazon que ninguém sabia que existia

E acredite, estou tão surpreso quanto você.

Não existe um histórico do personagem, e as aparições pelas redes sociais estão sempre ligadas as ações de funcionários na empresa. Não podemos dizer gênero ou local geográfico de nascimento. Mas, de alguma maneira, o pessoal da FastCompany, ao fazer uma matéria com o RH da empresa, descobriu o mundo fantástico (ou não) de Peccy, o embassador cultural e mascote oficial do maior ecommerce do planeta .

i @callmejune
foto por @callmejune

Estamos acostumados a identificar fácil mascotes e criar ou entender um brand-persona de cada empresa, mas esse da Amazon é peculiar, a história é criada durante sua própria existência, e tem um significado para cada lugar que é utilizado.

Por exemplo, no local que a FastCompany fez a entrevista, o mascote é utilizado para reforçar uma lista de “Maneiras Peculiares da Amazon“, são elas:

  1. Ganhamos a confiança de nossos clientes fazendo promessas precisas, de alta qualidade e, depois, mantendo-as.
  2. Estamos dispostos a fazer investimentos de longo prazo – Mesmo sem ganhos em curto prazo.
  3. Compartilhamos o bom e o pior para ajudar os clientes a tomarem as decisões de compra de modo mais informado.
  4. Trabalhamos para evitar ganhar uma personalidade branda que os clientes normalmente associam ao grande Borg corporativo [robotizado] e homogêneo [mais do mesmo].
  5. Acreditamos (nos gabamos) das coisas impressionantes que fazemos de maneira sutil e sofisticada.
  6. Nós nos esforçamos para falar com nossos clientes em um tom que não é nem arrogante nem chato.
  7. Usamos especificidade quando possível e seja sensato.
  8. Nós preferimos os recursos do título de fato com precisão [fatos acima de dialogo puro de venda].
  9. Não fazemos com que o conteúdo pareça um anúncio.
  10. E, por fim, ficamos longe de criar novos ícones.
i peculiarways hi17kb

Já na Alemanha, a Amazon utilizou do personagem para dar boas vindas aos filhos e netos de funcionários que foram visitar o lugar por um dia, e também ganharam um show de puppets para aprender sobre a empresa e ver onde os pais, mães, avós trabalham.

Na China, o personagem é distribuído como item colecionável, bonecos, camisetas, bonés, e diversos para todos que trabalham na empresa, além de servir como incentivador do trabalho com pins comemorativos, similares a esses:

E da mesma maneira que o personagem é utilizado para gerar um sentido de orgulho por trabalhar na empresa de Jeff Bezos, não é incomum encontrar um submundo de ex-funcionários que aproveitam da imagem do mascote para denunciar problemas internos. – Como artista Hiba Ali, que testemunhou a “Amazonification” da vida humana, e fez uma apresentação de arte controversa – para Amazon -, destacando quem?Peccy:

amazon art

Seja qual for a utilização, é interessante uma das empresas de maior valor global contar com um mascote que ganhou vida por conta própria, sem precisar de uma equipe gigante de marketing para criar e explicar como é, como seria utilizado ou o porque, é um projeto orgânico, nascido no meio do trabalho, para trazer algum tipo de unificação dos humanos da empresa.

Agora, uma curiosidade, quem curte a empresa, não chegaria até esse ponto do texto sem perguntar: Mas e o Danbo, o que é?

Para quem não conhece, esse foi um mascote criado por ‘acidente’ pela Amazon Japonesa, com inspiração direta do manga Yotsuba&! (se pronuncia Yotsuba to!) – Em um dos episódios, a personagem deveria fazer um trabalho para a escola, utilizando de papelão e – no meio do processo – nasceu o Danbo, um personagem de cabeça toda quadrada, parecido como os pacotes de entrega da Amazon (foto acima no tuíte), que ganhou memes e o coração da internet. – Até então não se sabe se a Amazon faz alguma aprovação oficial como mascote da empresa por lá, ou se a empresa utilizou do mascote de modo espontâneo, para uma brincadeira interna, ou se licenciaram o personagem para utilizar no JP (caso alguém souber, por favor, utilizar os comentários, e complemento por aqui.)

i shirt peccytruck

Esse personagem não segue os padrões de marketing da empresa, não tem a mesma cor oficial Amazon Orange, ou Pantone 1375C, mas ainda sim foi criado pelos empregados para exemplificar o que, na visão deles, a Amazon significa para o público. Peccy está em todo lugar, pode ser de qualquer maneira, mas uma coisa é certa, o mascote seguirá sempre as “Maneiras Peculiares da Amazon” onde estiver.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More