LEGO Braille Bricks para pessoas cegas

Motivados por histórias e ideias vindas de pessoas com deficiência visual ao redor do mundo, a LEGO Foundation e o Grupo LEGO irão capitanear uma inovação que ajudará crianças cegas a aprender brincando com as peça.

A LEGO Foundation anunciou seu suporte ao projeto que ajudará crianças cegas e com baixa visão a aprender Braille usando as peças LEGO customizadas para o Braille. O projeto, denominado LEGO Braille Bricks, foi apresentado durante a ‘Conferência de Marcas Sustentáveis’ em Paris, França.

2 2

O conceito foi primeiramente proposto para a LEGO Foundation em 2011 pela Associação Dinamarquesa, e novamente em 2017, pela Fundação Dorina Nowill para Cegos do Brasil, cuja mobilização “Braille Bricks for All” teve repercussão internacional e possibilitou o acordo para a produção do produto. Desde então, foi moldado em estreita colaboração entre as associações da Dinamarca, Brasil, Reino Unido e Noruega, e os primeiros protótipos estão rodando nestes países para testes de conceito.

O Braille Bricks será moldado com a mesma quantidade de pontos em relevo usados nas letras e números do alfabeto Braille, permanecendo totalmente compatível com o sistema LEGO. Para garantir que a ferramenta seja inclusiva e permita que os professores, alunos e membros da família sem a deficiência interajam em termos iguais, cada peça também terá uma letra ou um caractere impresso. Esta combinação engenhosa traz uma abordagem totalmente nova e divertida para que crianças cegas e deficientes visuais se interessem em aprender Braille, permitindo que desenvolvam uma ampla gama de habilidades necessárias para prosperar e ter sucesso em um mundo dinâmico.

3

O produto está sendo testado em dinamarquês, norueguês, inglês e português, enquanto o alemão, espanhol e francês serão avaliados no terceiro trimestre de 2019. A versão final do kit deverá ser lançada em 2020 e distribuída gratuitamente para instituições selecionadas por meio de parceiros participantes nos mercados onde os testes estão sendo realizados.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More