“Gigantes pela própria natureza” é um convite. Vamos?

“Não demarcarei nem um centímetro a mais de terra para índios”, disse o presidente logo no início deste mandato, afirmando, também, que pretende rever demarcações ocorridas nos últimos dez anos. Tal congelamento afeta incríveis 238 processos atuais, envolvendo terras que abrigam mais de 120.000 indígenas de diversas etnias, segundo a Funai. Ainda segundo ele, a ideia é “proporcionar meios para que os índios (…) se integrem à sociedade”. O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, foi além e disse que “índio não quer terra, quer energia elétrica, quer cursar faculdade”.

Mas será?

Ja adianto que este texto não é sobre ser de direita, ou de esquerda, mas sobre ser humano. O fato é que a comunidade indígena está ameaçada por decisões políticas, que interferem na cultura e tradição milenar, com enorme risco à posse legítima da terra, inclusive porque deveria ser obrigação do Executivo cumprir o que está na Constituição com relação ao tema:

São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.”

Vocês já viram o manifesto “Gigantes Pela Própria Natureza”?
Pois recomendo.

Assinado pela publicitária Carol Gavazzi, e pelos diretores de cena Rogo de Castro e João Unzer, o filme foi produzido durante o primeiro encontro do Movimento de Mulheres do Xingu, que aconteceu no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso, com o objetivo de articular e unir as mulheres indígenas para a emancipação e participação delas nas decisões políticas. “A nossa casa está sendo destruída, as nossas florestas estão sendo derrubadas, estamos sendo envenenados e precisamos da sua ajuda”, clamam. 

Uma só voz não basta, o grito deve ser de todos, em respeito à nossa história, da nossa cultura e da origem do nosso país. Para doar:

Banco do Brasil
Agência 1319-6
Conta 8662-2
CNPJ 01191693/0001-00

Default image
Monica Gelbecke
Leave a Reply

Ad Blocker Detected!

Refresh