‘WTF is Venture Design?’

“Grandes empresas desejam se comportar como startups. Startups desejam escalar como grandes empresas. É o momento de começar a pensar como um designer.” –IDEO, empresa global de design e inovação.

A oferta de serviços de Venture Design está emergindo no Brasil e como profissional àvida por estratégias contemporâneas de negócios, criatividade, nova economia, futuro digital e comportamento, eu tenho um interesse genuíno e claro por este processo. Mas antes de responder “WTF is Venture Design?”, vou falar sobre criatividade e miopia na interpretação sobre o que é Design.

Óbvio que existem os criativos natos ou pessoas que desenvolvem habilidades para este fim. O que diferencia o profissional que trabalha com a criatividade, como um Designer, é que ele combina profundo conhecimento sobre assuntos específicos e observação consistente de padrões emergentes, captalizando esse ‘match’ em oportunidades que resultam em percepções únicas. Criação não surge totalmente do zero, requer repertório.

Normalmente o Design é associado à artefatos, estilo visual, construções, gráficos, artes. Infelizmente, mesmo no ambiente de negócios, ele pode ser interpretado através de uma visão míope sob a perspectiva estética. Mas este não é o principal valor do processo: o Design, quando atrelado à inovação, desafia radicalmente o status quoPor isso, startups de sucesso priorizam o design como uma parte fundamental da sua evolução. Destaco aqui os casos famigerados como Nubank, Uber, Airbnb.

A abordagem de Venture Design ocorre quando uma agência de Design, Criatividade e Inovação cede serviços e métodos para impulsionar o avanço de ideias empreendedoras, startups e empresas, num processo dinâmico e repetível, rompendo os desafios da inovação, tais como orçamentos enxutos, prazos curtos, riscos e incertezas. Em alguns casos, a ideia avança mas “morre” em algum momento, por esbarrar na burocracia, em processos morosos, por não levar em conta a voz do cliente ou perder o “timing” do mercado. Apesar do hype em torno do empreendedorismo e das startups, o fracasso é muito comum neste meio. 

Acredito que o propósito de desenvolver o empreendedorismo seja definitivamente válido para Frog Design, agência reconhecida mundialmente ou para o estúdio boutique AA Venture Design, atuante no Brasil e no exterior, que tem a proposta de criar, planejar, construir e realizar estratégias contemporâneas e vanguardistas de negócios e que integrem a experiência física, digital, marca, produto, serviço e mercado. O estúdio tem a missão enraizada de transformar o potencial de negócios em performance, visando aprimorar a experiência do cliente, do consumidor, do cidadão, do trabalhador. Criar negócios de valor e estratégias de Go-to-Market para potenciais empreendedores e empresas é o “Job-to-Be-Done” de grupos como a Frog Design e byAA.

Quando bem estruturado e aplicado, o Venture Design pode habilitar rapidamente uma startup ou empresa a capturar novas oportunidades de mercado, expandir capilaridade em mercados atuais, fortalecer relacionamentos com clientes, desenvolver capacidades internas de inovação e até mesmo reinventar negócios ou desenvolver oportunidades disruptivas. O poder do Venture Design reside na capacidade de estimular o pensamento criativo, encontrar soluções e tomar decisões fora das máquinas corporativas, através do design thinking, criação de protótipos, processos iterativos e ambientes de experimentação (a tal sandbox), para que ideias sejam desenvolvidas e testadas sob as perspectivas e touch-points da experiência do cliente, previamente ao “Go-to-Market” do negócioTudo isso para mensurar impactos, obter provas de conceito do mundo real e tudo o que envolver a concretização de um novo negócio, concentrando todas as etapas do planejamento e antecipando cenários com agilidade e eficiência.

Tem uma ideia empreendedora de inovação na mente e quer saber mais? Comente abaixo. Será um prazer interagir com você.

Receba nossos posts GRÁTIS!

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More