Sonic Brand: qual é o som da sua marca?

Se a sua marca ainda não tem um som próprio, talvez seja a hora de começar a pensar nisso.

Talvez, dependendo da sua idade, você entenda perfeitamente que os “reclames do plim-plim” referenciam o som padrão da Rede Globo. Ou que o soar similar a um gongo (“tum-dum”) indica que alguém vai assistir algo na Netflix. Se é verdade que estamos voltando à uma era de valorização do áudio (ou, ao menos, à uma era de ouro dos podcasts, segundo o site Chartable) como é que a sua marca é reconhecida quando a imagem já não importa tanto assim, e o que vale é o som que ouvimos?

Sonic Brands – ou, na minha versão aportuguesada, áudio-logos – estão novamente em voga. Não é exatamente uma novidade, especialmente para quem reconhece o som característico da Nokia, o iniciar de um MacOs ou a assinatura sonora da Intel, mas o assunto tem despertado o interesse de algumas marcas, como a Mastercard, que recentemente anunciou o lançamento da sua marca sonora.

Mastercard Sonic Brand

Mastercard anunciou recentemente o lançamento da sua marca sonora

Além de acompanhar suas campanhas, o áudio-logo da marca deve soar também nas suas maquininhas assim que um pagamento é feito. Quem também se mostrou preocupada com a importância desse tema foi a Google, que durante a conferência Google I/O divulgou seu próprio guia de design de áudio, com dicas sobre as melhores práticas para incorporar marcações sonoras e identificações em áudio em projetos digitais.

Grandes marcas já consolidadas têm sua própria assinatura sonora e podem ser reconhecidas com sons que remetem aos seus valores ou principais características – no vídeo abaixo, especialistas explicam à Wired qual a psicologia por trás de algumas famosas “marcas sonoras”. Se a sua marca ainda não tem um som próprio, talvez seja a hora de começar a pensar nisso.

A Psicologia das assinaturas sonoras

Os sons mais facilmente reconhecíveis do mundo
Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More