Campanha Abrace Brumadinho busca recuperar turismo na região

Ação nacional pretende engajar a sociedade para que volte a frequentar um dos destinos turísticos mais reconhecidos do Brasil e do mundo.

A Associação de Turismo de Brumadinho (ATBR) lançou uma campanha nacional que destaca e valoriza os atrativos turísticos da região. Batizada de Abrace Brumadinho, a iniciativa tem como objetivo resgatar o fluxo de visitantes de um dos principais destinos brasileiros de cultura, ecoturismo, culinária e o acolhimento típicos dos mineiros. O turismo é uma das forças motrizes da economia local.

Obviamente – e infelizmente, desde janeiro, o movimento de hotéis e pousadas caiu mais de 50%. A campanha mostra que a cidade está de braços abertos, que tem infraestrutura para receber turistas e incentiva a economia. 

Com uma extensão territorial quase duas vezes maior que a de Belo Horizonte, Brumadinho reúne belezas naturais como parques ecológicos, cachoeiras e trilhas, além da arte contemporânea de Inhotim que fez do município referência mundial.

A campanha é criada pela África e de acordo com Juliana Meirelles, Diretora Geral de Planejamento e Updater:

“O município que sempre recebeu visitantes do mundo todo – por causa do maior museu a céu aberto da América Latina, foi descobrindo e apresentando a sua própria identidade aos visitantes. Da culinária, o eco-turismo e ao acolhimento carinhoso. A hospitalidade se tornou a principal vocação da região. Algo inevitável e que todos adoramos.

Mas, a falta de informações claras na mídia gerou uma equivocada percepção de caos generalizado e de que Brumadinho havia sido afetada pela tragédia. Que era um lugar inseguro e inacessível. Isso espantou os turistas e aumentou ainda mais o impacto negativo psicológico e econômico.

O desafio é desmistificar a imagem que rodou o mundo e mostrar que Brumadinho esta de braços abertos para receber pessoas e que é sim muito seguro. Para dar vida a essa campanha e estimular o engajamento que a região precisa o conceito nasceu de um atitude que os brasileiros e os mineiros em especial entende bem: o abraço. O abraço traduz o sentimento de acolhimento, ninguém ensina, esta em nós e – principalmente – no jeitinho mineiro. É um convite e tem o poder de gerar um movimento. E, para mim, é a forma física da empatia.”

A campanha conta também com o hotsite www.abracebrumadinho.com.br criado especialmente para a ação. A página apresenta o tema e filmes da campanha e direciona os visitantes para o site www.visitebrumadinho.com.br e para o Museu de Inhotim (www.inhotim.org.br), onde o visitante pode encontrar informações sobre hospedagem, restaurantes e roteiros turísticos na região de Brumadinho.

“Para dar vida a essa ação e estimular o engajamento que a região precisa, encontramos uma forma que o brasileiro – e o mineiro em especial – entendem bem: o abraço. É um ato que traduz acolhimento, afeto, empatia. Ninguém ensina, o abraço é um convite. Foi assim que o mote Abrace Brumadinho surgiu”, explica PC Freitas, Diretor de Atendimento da África.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More