in ,

E se você pudesse visualizar os efeitos do aquecimento global na sua casa?

Cientistas propõem uso de Inteligência Artificial para alertar sobre os problemas climáticos que estão para chegar

Como especialista em jornalismo científico, sei que o setor tem uma tremenda dificuldade de ajudar o público a visualizar os impactos previstos por pesquisas e estudos. No entanto, pode ser que a Inteligência Artificial (IA) possa dar uma mãozinha nesse sentido, ao menos para quem trabalha com a conscientização dos efeitos das mudanças climáticas.

Apresentada em uma oficina para o uso de IA para o bem comum, essa proposta sugere a aplicação de técnicas de IA à imagens do Google Street View, demonstrando visualmente o que pode acontecer com uma determinada propriedade se os níveis dos oceanos continuarem a subir, por exemplo.

O artigo científico traz todos os detalhes técnicos, mas em linhas muito simples, é utilizada a mesma tecnologia que permite que você troque o seu gênero em uma selfie ou crie uma versão “bebê” de você mesmo usando filtros do Instagram ou Snapchat. Só que, dessa vez, o “filtro” vai te mostrar um futuro bastante distópico – e, quem sabe, ajudar a incentivar o público a se importar com o aquecimento global.

Reportar

Expert

Escrito por Jacqueline Lafloufa

Jornalista freelancer há 10+ anos, já escreveu e editou para grandes publicações brasileiras (Galileu, UOL, B9, Tecnoblog). Também transforma suas pesquisas jornalísticas em apresentações públicas – como palestras, oficinas e debates. Eventualmente atua como ghostwriter, com experiência em produção de conteúdo. Em oportunidades especiais, faz tradução literária do inglês para o português. É pós-graduada em comunicação digital (USP) e jornalismo científico (Unicamp), e bacharel em estudos literários.

Content Author100 Posts Mr. Postman!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Gostou do post?

85 points
Upvote Downvote