Em qual futuro você gostaria de viver? Conheça o Votorantim.hub

Em qual futuro desejamos viver e ajudar a construir?

“Em qual futuro desejamos viver e ajudar a construir?”

Com essa pergunta provocativa sobre os negócios do futuro, a Votorantim promoveu o Votorantim.hub – evento de inovação que mostrou a evolução do négocio e a jornada de transformação que as empresas do seu portfólio prepararam para os próximos anos.

Votorantim Hub 2019 Prévia 002
Um olhar para o futuro no Votorantim.hub

Como holding investidora, um dos papéis da Votorantim é visualizar oportunidades de negócio e inovações que garantam a perenidade das empresas no futuro. São investidas sustentáveis não apenas sob a ótica financeira, mas também sob o olhar social e ambiental. 

Nos nove mil metros quadrados da Arca, um antigo galpão industrial revitalizado aqui em São Paulo, foram apresentadas várias soluções com base em inovação, como a utilização de resíduos de lixo urbano em combustível nas fábricas de cimento, o futuro da geração e da transmissão de energia para atender a demanda mundial e até um hambúrguer produzido com… laranja!

Votorantim Hub 2019 Prévia 115 1
várias soluções com base em inovação

Mirella Ugolini

mir

No vídeo acima, conversamos com a Mirella Ugolini, gerente de desenvolvimento humano e organizacional da Votorantim S.A. sobre o evento e como a Votorantim está se posicionando visando o futuro e fortalecendo a sua imagem como investidora em negócios sustentáveis. 

Essa rede de empresas tem o objetivo de fazer trocas de experiências e melhores práticas, inclusive de uma impulsionar a outra

Mirella Ugolini, gerente de desenvolvimento humano e organizacional

Desde 2016 na Votorantim, a Mirella é responsável pelas ações de desenvolvimento humano na companhia, incluindo a Academia Votorantim. Mirella já atuou também na Cia. Hering, Serasa Experian, entre outras empresas, sempre com foco no desenvolvimento humano. É a gestora do movimento que culminou no Votorantim.hub.

Alison Paese

ali

Conversamos, também, com  Alison Paese, criador do “Foras de Série” e empreendedor. Um papo sobre sobre as inovações que ele viu no evento.

O desafio que tem permeado todas as empresas é essa transformação

Alison Paese, criador do “Foras de Série”

Detalhamento das Empresas

Abaixo o detalhamento do que foi apresentado por cada empresa durante o evento.

Votorantim Cimentos

A companhia abordou a sua jornada de transformação, reforçando que hoje vai além do setor da construção, atuando também em minerais, materiais e soluções. A Votorantim Cimentos mostrou como combina solidez com flexibilidade, sendo, ao mesmo tempo, uma empresa sólida mas também flexível para mudar. Solidez para entregar o que se propõe com excelência, ter uma atuação global e ser líder nacional em cimentos. E flexibilidade para se adaptar às novas necessidades da sociedade, usando as tendências e evoluções tecnológicas para aproveitar melhor os recursos, evoluir os processos e impactar positivamente a vida das pessoas. No espaço da Votorantim Cimentos, os convidados conheceram de perto soluções que vão ajudar a agricultura, o processo da gestão de resíduos para diminuir a pegada de CO2,  a evolução logística de sua concreteira, que vem entregando uma experiência cada vez melhor ao cliente, e mais detalhes  do programa de fidelidade que está desenvolvendo e modernizando o varejo da construção civil no país.

Nexa

Votorantim Hub 2019 Prévia 111 1
experiência por realidade virtual de uma operação de mina

É com o objetivo de levar o melhor do mundo da mineração para o mundo das pessoas que a Nexa vem desenvolvendo tecnologias e inovações para construir a mineração do futuro. Por meio do modelo de inovação aberta, a Nexa estimula a pesquisa e desenvolvimento, a prototipagem e a implementação de novas soluções, aliando inteligência externa e tecnologia interna. Programas como Mining Lab, que utiliza da expertise de startups para aportar soluções para as operações e minas e o Digital Mining, que é o projeto para automatizar todas as operações da empresa no Brasil e Peru, vem fazendo da Nexa uma mineradora 4.0. Além de apresentar várias outras iniciativas durante o Votorantim.hub, a Nexa ainda traz uma experiência por realidade virtual de uma operação de mina e uma casa mapeada com apresentação de produtos onde tem zinco, provando que a mineração está no nosso dia-a-dia o tempo todo, além dos cases de geração de valor e impacto positivo nas comunidades onde está instalada.

Companhia Brasileira de Alumínio – CBA

A CBA mostra como transformou a sua forma de fazer negócios, através da evolução cultural, implementação de uma nova marca no mercado e reposicionamento de sua estratégia de atuação. Apresentou todo o processo de co-criação com clientes, desde a prototipagem, até o desenvolvimento da solução final. Além disso, apresentadou diversas tecnologias aplicadas tanto na criação de novos produtos quanto na produção do alumínio, contribuindo para alta performance e maior conservação ambiental. 

Votorantim Hub 2019 Prévia 110 1
da prototipagem ao desenvolvimento da solução final

Votorantim Energia

De 1990 para cá, o consumo de energia no mundo mais que dobrou. São muitas as tecnologias que têm ganhado espaço no nosso dia a dia, como data centers, inteligência artificial, carros elétricos, entre outras inovações. Há alguns anos, a Votorantim Energia iniciou um movimento sem volta: evoluir para ser a melhor empresa de energia do Brasil. No evento, a empresa vai trazer a reflexão sobre como será essa energia que viabilizará o futuro, de forma limpa e renovável. Você poderá entender para onde o mercado de energia caminha, como impactará o seu dia a dia e o meio ambiente, com os conceitos de descentralização, descarbonização e digitalização. Você também terá a oportunidade de ver um parque eólico em realidade virtual, novas tecnologias do mercado de energia e conhecer soluções reais de gestão eficiente que contribuíram para a economia de nossos clientes.

Citrosuco

Votorantim Hub 2019 Prévia 129
Votorantim.Hub

Passamos um tempão por lá (comida boa, né?). No intuito de prover alimentos para uma vida com mais energia e mais saudável, assim como estimular escolhas alimentares mais adequadas, a Citrosuco trabalha globalmente para oferecer um portfólio de produtos nutritivos e seguros aos seus clientes. Assim, durante o Votorantim.hub, os convidados conheceram novos produtos e aplicações e entender como estamos construindo um futuro mais saudável por meio dos alimentos.

 Banco Votorantim

No evento, o Banco Votorantim mostrou seus principais projetos de inovação, que estão sendo desenvolvidos dentro do seu plano estratégico de rentabilização dos negócios, aumento da eficiência operacional e diversificação de receitas. Dessa forma, os convidados interagiram com diversas simulações, além de contar com apresentações do processo de transformação digital, experiencia/satisfação dos clientes e cultura organizacional do Banco. No espaço de 270 metros quadrados, apresentaram, em primeira mão, o projeto “Qual Carro”, app que ajuda na escolha do próximo veículo de acordo com perfil e momento de vida da pessoa. O “Qual Carro” acabou de receber o Prêmio Agilidade Brasil nas categorias Design Thinking e Scrum no evento anual Agile Trends, que traz a as últimas tendências, técnicas e projetos relacionados a agilidade.

Centro de Excelência – CoE

Atento aos novos contextos de negócio e à evolução dos padrões de interação entre indivíduos e organizações, o CoE investe em novas capacidades evoluindo seu papel à um Núcleo Acelerador de Ideias e Soluções que gera valor para seus clientes através do uso intensivo de novos padrões tecnológicos como Data Driven, Inteligência Artificial, Autômatos, que associados às metodologias de análise de processos, User Experience Design e técnicas de inovação, nos permite atuar na criação de novos produtos e serviços digitais como foco na performance dos negócios.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More