Seria a conversa uma melhor estratégia contra o racismo do que o block?

É essa a pergunta que o Twitter quer responder, com ajuda de pesquisadores

Parece que os desafios complexos estão mesmo em alta. Diante do antigo problema sobre o que fazer com os usuários que publicam comentários racistas ou preconceituosos na sua plataforma, o Twitter decidiu pedir ‘ajuda para os universitários’. A hipótese da equipe do Twitter é que ao invés de simplesmente banir esses usuários, seria melhor propor conversas e contra-argumentos, que permitissem debates de alto nível que, eventualmente, poderiam ajudar essas pessoas a mudarem suas convicções. Para atestar se esse tipo de estratégia é mesmo mais eficiente do que o bom e velho “block”, a rede social está em contato com acadêmicos e estudiosos que vão se esmerar em validar qual seria a melhor forma de lidar com essa situação.

Seria melhor remover esses indivíduos da plataforma? Ou seria melhor tentar interagir com eles? Como deveríamos pensar sobre isso? O que realmente funciona?

Questões abertas por Vijaya Gadde, diretora de confiança, segurança, leis e políticas públicas do Twitter, em entrevista ao Motherboard

Claro que existe um bocado de ceticismo. Muitos especialistas acham ingênuo acreditar que se pode simplesmente convencer alguém a não ser racista com um punhado de tuítes. Em todo caso, parece interessante ver a rede social se esmerando em validar cientificamente suas hipóteses – e, espero, chegar a uma conclusão razoável a melhor decisão a tomar para acabar com os constantes ataques racistas e preconceituosos que acontecem nas plataformas digitais.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More