Sobre o longa “2”, de Marcelo Presotto

Diretor conta como foi o processo para viabilizar e produzir o longa

Marcelo Presotto é Diretor Geral e roteirista e dividiu comigo recentemente duas incríveis histórias.

A primeira, é a do seu longa “2”. E a segunda… é como ele foi feito.

Ele mesmo conta como foi:

2 POSTER 2019 0 00 00 011

Eu sempre quis ser cineasta/roteirista . Mas fiz escolhas que me levaram para um caminho mais longo, uma delas  foi a publicidade.

Nos últimos anos tenho focado cada vez mais no entretenimento. Investi em um roteiro de longa e todas as derivações possiveis para vender um projeto de longa, o Super Eu: teaser, bíblia, etc.

Consegui aprovação da Ancine para captar os 5 milhões de diretor iniciante. Consegui a carta de intenção da Deborah Secco e do Alexandre Nero e um monte de “quases” dilacerantes de recursos para realizar o filme. 

Naomi 300dpi
Naomi Nero

Me deu uma mistura de desespero com frustração por não ter como realizar o Super Eu. Pensei: meu filho mais novo, o ator Naomi Nero, havia acabado de arrasar como protagonista no filme da Ana Muylaerte. Ele tinha mudado para uma quitinete interessantíssima na Bela Vista com seus três gatos vira-latas. Começou a me dar uma coceira.

Trailers

https://vimeo.com/296613803

Cacete…tenho o ator, a locação e 3 figurantes (os gatos). E um dinheiro guardado que não podia mexer, tipo uma previência para conseguir ficar uns meses sem trabalhar. Nesse meio tempo, minha filha mais velha tinha feito uma operação e fui visitá-la. No quarto do hospital conheci uma amiga dela, a Barbara Riethe, uma jovem atriz, roteirista, blogger, cantora, etc Senti uma energia maluca e ali mesmo, sem nem saber se ela era boa atriz ou roteirista, fiz minha proposta insana: o que você acha de escrevermos juntos uma história para você atuar com meu filho, no apartamento dele? Algo muito barato, com uma dose de suspense e conflitos freudianos na linha do Inquilino de Polansky? 

BARBARA RIETHE
Barbara Riethe

Escrevemos o roteiro em 1 mês. Rodamos em 10 dias, sem assistente de direção, sem base de produção, sem continuista, sem luz. O apartamento cheirava a xixi de gato e a gente se espremia para conseguir um recuo de camera.  Foram 4 meses de montagem e nasceu o 2, meu primeiro longa metragem. aos 53 anos.

GATO ESCADA 300dpi

Tinha o contato do Zeca Baleiro e arrisquei mostrar o filme. Ele se apaixonou pelo filme e fez todas as trilhas, originais. Consegui uma ajuda de uma produtora amiga, a Love Films e inscrevi o filme num monte de festivais independentes. Já ganhamos mais de 50 prêmios! Assinamos contrato com uma distribuidora, a ELO COMPANY, e o filme tem previsão de estréia entre Agosto e Outubro.

LONDRES2
Marcelo Presotto em Londres

E agora? Comecei a entender o que é ser produtor independente. Posso com orgulho dizer que sou um cineasta! 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More