in

Nick Law resgata a importância dos criativos na liderança

O CCO global do Publicis Group e presidente da Publicis comandou a palestra de abertura de Cannes

Nesta segunda-feira, 17 de junho, o CCO global do Publicis Group e presidente da Publicis Communications, o australiano Nick Law, comandou a palestra de abertura de Cannes. A apresentação tinha, como essência, debater a importância dos criativos na liderança das agências. Sob o título “Criativos no controle”, a ideia era responder a três questões: “Por que os criativos devem liderar?”, “Quando eles pararam de fazer isso?” e “Como essa liderança deve ser feita?”. 

Para Law, esses profissionais devem atuar de forma mais ativa na gestão das empresas basicamente porque a criatividade é a chave para o “produto final” que as agências tanto querem. O CCO voltou ao passado para explicar sua teoria e dizer que, em sua opinião, a indústria da publicidade começou a se desgastar quando o mercado internacional separou criatividade e mídia – o que ele acredita ser errado. Fazendo um paralelo, ele relembra que, nos anos 70, os criativos assumiram o controle e, hoje, estariam no mesmo ponto, tentando se adaptar às novas tecnologias e à chegada de novas plataformas. Law bate bastante nessa tecla e não é de hoje (quem o viu no SXSW deve lembrar): criativos devem liderar, sim, contanto que o façam de forma conectada às novas tecnologias, e não apenas tentando se encaixar nas mesmas.

Vamos pensar: quem cria, cria para algum lugar, então a criatividade precisa desses meios para viver. Mas o que funciona para uma plataforma – uma fórmula antiga, já usada na publicidade – pode não funcionar na outra. Por isso essa tal relação criatividade & mídia está mudando tanto. Porque mídias temos novas todos os dias. E a criatividade precisa acompanhar o andar dessa carruagem. Em suma, o que ele quer dizer é que os criativos devem dominar a nova tecnologia e as novas mídias, e não o contrário. Como exemplo, ele citou a Disney, como uma empresa que teria entendido as novas conexões e o ecossistema de trabalho, e reproduziu uma frase de Steve Jobs que dizia que não devemos nos esquecer de fazer bons produtos ao focar somente nos negócios. 

Nosso projeto editorial no Cannes Lions 2019 tem o oferecimento de Spotify for Brands e apoio cultural da OLX

Reportar

Contributor

Escrito por Ana Carolina Garini

Mais de 15 anos de experiência liderando projetos importantes, em diversas áreas, na Microsoft, Walmart, MCM Brand Experience e OLX Brasil. Experiências de plano de marketing integrado, marketing digital, eventos, conferência de imprensa e planejamento estratégico.

Content Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Gostou do post?

83 points
Upvote Downvote