Cannes

Burger King mostra como os anunciantes podem se destacar mais do que as agências

É claro que as agências, as consultorias e os novos players seguem sendo os highlights do Festival de Cannes, mas, neste ano, os anunciantes viraram grandes destaques. Os conteúdos apresentados por eles são os mais inspiradores – propósito, diversidade, social impact, tecnologia e design – são trilha conhecidas, mas que aqui têm sido contadas e revisitadas pelas grandes corporações. 

Grandes mesmo.

Fernando Machado (Chief Global Marketing) e Marcelo Páscoa (Head of Global Marketing) do Burger King, bateram bastante na tecla de que criatividade é sim um diferencial competitivo. Com o advertising auxiliando a construir uma marca de forma inovadora, simples, autêntica e, claro, engajadora. A dupla falou sobre como eles têm feito com que a marca de fast-food se reinvente com ajuda dos pilares design, tecnologia e inovação em produtos. Exemplos que comprovem essa teoria deles é o que não falta. Só nos últimos meses, o BK apresentou campanhas provocativas (cutucando a concorrência), usou realidade virtual e apostou em muito no bom humor para se destacar com ousadia e, claro, criatividade, no cenário da publicidade – que pede por algo que vá além do tradicional há tempos. 

Como já destacado por aqui, “Burn the Ad” não só estava no shortlist como trouxe um Leão de Ouro para o Brasil com a brilhante campanha da David. O mesmo aconteceu com o Whopper Detour ganhador do Grand Prix, consolidando a equação de sucesso das estratégias do BK. Eles foram um dos grandes destaques.

Por meio de inovações tecnológicas e artifícios de realidade virtual, a marca convidava o público a “queimar” os anúncios do seu principal concorrente, o McDonald’s, em troca de sanduíches de graça. Mas não foi essa a ideia que mais repercutiu para eles. O maior sucesso – que, adivinha só, também provocava a concorrência – foi a campanha que vendia Whoppers, sanduíche clássico da rede, por 1 centavo de dólar para quem fizesse o download do aplicativo de delivery do Burger King dentro de uma das lojas do McDonald’s nos Estados Unidos. “Em nove dias, tivemos um milhão de downloads. As pessoas curtiram a sensação de fazer algo ultrajante. E é essa a prova de que a criatividade pode alterar a lógica da realidade”, contou Machado. 

Os cases apresentados pelos brasileiros não deixam dúvidas sobre as importantes oportunidades trazidas para aqueles que souberem surfá-las perfeitamente usando ao máximo as novas plataformas, tecnologias e demais funcionalidades do tempos atuais. É a tecnologia possibilitando a execução de ideias inovadoras e transformadoras.

Nosso projeto editorial no Cannes Lions 2019 tem o oferecimento de Spotify for Brands e apoio cultural da OLX

Leave a Comment

Ad Blocker Detected!

Refresh