in ,

Descanso intelectual é importante para sua saúde criativa

Um quadrinho do Pictoline para resumir e justificar a necessidade regular por tirar a pressão da sua mente

É difícil, nos dias de hoje, tirar uns dias, estar ausente, não responder àquele email ou àquela mensagem do WhatsApp (que virou a nova central de trabalho do nosso cotidiano). É como se houvesse um alerta frequente para nos mantermos produtivos, disponíveis, dedicados. Não surpreende que, como sociedade, estejamos todos cansados.

Por isso – e pela coincidência de estarmos em um ano com escassos feriados – esse quadrinho do Pictoline resume a importância do descanso intelectual: é ele, que no final garante a sua saúde criativa, a sua habilidade de conectar temas complexos, de criar coisas novas e incríveis. Inspirado no artigo “Você Está Fazendo Algo Importante Quando Não Está Fazendo Nada“, o Pictoline ilustra que os momentos de repouso mental – como assistir um seriado, ler uma revista, admirar uma arte – são como uma espécie de “trabalho invisível” que permite que você seja capaz de realizar o seu trabalho criativo do cotidiano.

O período de descanso é necessário para fazer crescer qualquer coisa, desde cultivos literais como o de plantações até cultivos de criações mais figurativas, como livros ou crianças. Para conseguir fazer isso, é preciso descansar, ler, se reconectar. É esse trabalho invisível que torna a vida criativa possível.

Bonnie Tsui, no New York Times

Reportar

Mentor

Escrito por Jacqueline Lafloufa

Jornalista freelancer há 10+ anos, já escreveu e editou para grandes publicações brasileiras (Galileu, UOL, B9, Tecnoblog). Também transforma suas pesquisas jornalísticas em apresentações públicas – como palestras, oficinas e debates. Eventualmente atua como ghostwriter, com experiência em produção de conteúdo. Em oportunidades especiais, faz tradução literária do inglês para o português. É pós-graduada em comunicação digital (USP) e jornalismo científico (Unicamp), e bacharel em estudos literários.

Content Author100 Posts Mr. Postman!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Gostou do post?

44 points
Upvote Downvote