“A Linha”: a experiência em VR que vai representar o Brasil em Veneza

Produção da ARVORE Experiências Imersivas estreia na 76ª edição do Festival.

Pela primeira vez na História, uma produção brasileira em realidade virtual foi selecionada para uma das mostras do Festival de Veneza, o mais antigo festival de cinema do mundo, que neste ano acontece entre 28 de agosto e 7 de Setembro. 

A obra – “A Linha” – foi dirigida pelo nosso amigo de longa data Ricardo Laganaro, sócio e diretor da ARVORE Experiências Imersivas, uma das principais produtoras nacionais do segmento. A experiência é narrativa – missão que ficou a cargo do ator Rodrigo Santoro – e imersiva. São 13 minutos que combinam um formato de história clássico, como se fosse um curta-metragem tradicional, com a fisicalidade e o envolvimento emocional que a realidade virtual proporciona. A trama traz ainda um fator global: é sobre o amor, um dos temas mais universais possíveis. 

A LINHA 3

Mas vamos à história:

Ambientada na São Paulo da década de 40 nos apresenta Pedro e Rosa, um casal aparentemente perfeito um para o outro. No entanto, para viver esse amor, a dupla precisa superar barreiras: as engrenagens de uma maquete que os levam a caminhos opostos, além do medo de assumirem seu sentimento. Ao manipular a maquete de miniaturas, o usuário começa a fazer parte da peça, sentindo – literalmente – graças aos movimentos do seu próprio corpo, os altos e baixos dessa história.

Para “vivenciar” a produção, é necessário colocar o headset e imergir em uma sala escura. A partir daí, todas as interações replicam movimentos reais – as mãos são capazes de segurar objetos e até tocar as personagens.

“A Linha” disputará a premiação na mostra paralela com outras obras em realidade virtual – 26 ao todo, de diversos países do mundo. Ela concorre em duas categorias diferentes dentro da mostra competitiva: Melhor Experiência Interativa e Melhor Experiência em Realidade Virtual. A Venice Virtual Reality, a VVR, que é dedicada exclusivamente aos filmes em realidade virtual, atualmente integra a seleção e a competição oficial do Festival Internacional de Cinema de Veneza. Trata-se de um segmento cada vez mais em alta dentro dos festivais: na Biennale do ano passado, por exemplo, a mostra voltada a esse tipo de produção reuniu 30 filmes em competição. 

Ricardo Laganaro, sócio e chief storytelling officer da ARVORE Experiências Imersivas, é responsável também pela experiência de entrada do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, por exemplo, e ainda pela direção do doc em VR “Step to the Line” – o curta estreou no Festival de Tribeca 2017 e foi citado pela Revista Time como um dos cinco melhores conteúdos do ano para VR mobile. 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More